Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26650
Título: Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa
Título(s) alternativo(s): Study of a proposal for teaching astrophysics from meaningful learning
Autor(es): Magron, Andréia Águeda
Orientador(es): Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Astrofísica
Aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Astrophysics
Learning
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 28-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MAGRON, Andréia Águeda. Estudo de uma proposta para o ensino de astrofísica a partir da aprendizagem significativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: A Física é marcada por dois importantes conjuntos de ideias, a Física Clássica e Física Moderna. Os princípios da Física Moderna surgiram por volta do início do século XX, em 1900, a partir dos trabalhos desenvolvidos por Max Planck. Estes conceitos são a base para o desenvolvimento de diversos produtos tecnológicos e contribuíram também para o avanço na Astronomia, mais especificamente na Astrofísica. Entretanto, infelizmente, por vezes, esses conteúdos não são trabalhados no Ensino Médio. Dessa forma, este trabalho objetivou investigar o potencial pedagógico, de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), à luz da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) para o ensino de Física Moderna a partir da Astrofísica, aplicada a um grupo professores da rede pública estadual do Estado do Paraná da área de Ciências da Natureza, na forma de curso extensão. O curso teve como objetivo promover formação continuada, para os professores que atuam na Educação Básica. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. A pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa e para constituição do corpus foram utilizados questionários, mapas conceituais e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados evidenciaram que os materiais apresentados foram muito bem recebidos e de grande valia para os docentes, com um bom potencial para evidenciar a aprendizagem significativa. Verificou-se ainda que docentes conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Física Moderna e Astrofísica estudados, bem como perceber as relações interdisciplinares presentes na proposta.
Abstract: Physics is marked by two important sets of ideas, Classical Physics and Modern Physics. The principles of Modern Physics emerged around the beginning of the 20th century, in 1900, from the work developed by Max Planck. These concepts are the basis for the development of several technological products and also contributed to the advancement in Astronomy, more specifically in Astrophysics. However, unfortunately, sometimes, these contents are not worked on in High School. Thus, this work aimed to investigate the pedagogical potential of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), in the light of Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TAS) for the teaching of Modern Physics from Astrophysics, applied to a group of teachers of the state public network of the State of Paraná in the area of Nature Sciences, in the form of an extension course. The course aimed to promote continuing education for teachers who work in Basic Education. This proposal is an educational product of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching. The research is based on the theoretical assumptions of qualitative research and for the constitution of the corpus, questionnaires, conceptual maps and the researcher's field diary were used. The results showed that the materials presented were very well received and of great value to teachers, with a good potential to demonstrate significant learning. It was also found that professors managed to establish important relationships on the concepts of Modern Physics and Astrophysics studied, as well as to understand the interdisciplinary relationships present in the proposal.
Descrição: Acompanha: Produto educacional: proposta de uma UEPS para o ensino de física moderna no ensino médio a partir da espectroscopia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26650
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudopropostaensinoastrofisica.pdf4,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
estudopropostaensinoastrofisica_produto.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons