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Título: Práticas de vermicompostagem e educação ambiental em escolas públicas de educação integral em tempo ampliado de Curitiba - PR
Título(s) alternativo(s): Vermicompostage practices and environmental education in public schools of integral education in the extended time of Curitiba/PR
Autor(es): Zago, Marcia Regina Rodrigues da Silva
Orientador(es): Silva, Maclovia Correa da
Palavras-chave: Vermicompostagem
Educação ambiental - Curitiba (PR)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Sustentabilidade e meio ambiente
Tecnologia
Escolas públicas
Vermicomposting
Environmental education - Curitiba (PR)
Interdisciplinary approach in education
Sustainability and the environment
Technology
Public schools
Data do documento: 29-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ZAGO, Marcia Regina Rodrigues da Silva. Práticas de vermicompostagem e educação ambiental em escolas públicas de educação integral em tempo ampliado de Curitiba - PR. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Esta tese versa sobre a vermicompostagem e a Educação Ambiental (EA) em escolas públicas de Ensino Fundamental I (1º ano ao 5º ano) de Educação em Tempo Ampliado da cidade de Curitiba-PR. Docentes destas instituições trabalharam com os estudantes as práticas de vermicompostagem, com orientação da pesquisadora, para introduzir as ideias de reaproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos nas escolas. Na contemporaneidade, a produção e o consumo de artefatos e de alimentos geram quantidades de resíduos crescentes que necessitam ser gerenciadas e se alinharem aos princípios de sustentabilidade e os compromissos socioambientais apregoados pela EA. O objetivo geral desta Tese foi propor um conjunto de ações e iniciativas de vermicompostagem e de EA, com resíduos orgânicos produzidos nas escolas, associadas ao processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia, de natureza qualitativa, privilegiou o microprocesso de gerenciamento de resíduos orgânicos por meio de análise e estudos detalhados, descritivos e narrativos, das ações e dos dados coletados. Após levantamento bibliográfico, a pesquisadora contatou as escolas e recebeu o aceite para a realização da pesquisa de campo. Primeiramente, foram feitas oficinas de conversa, para demonstrar a importância da pesquisa, criar os laços de confiança e garantir a objetividade e neutralidade científica das práticas. Em seguida, foram feitos contatos com os poderes públicos, e a UTFPR, os quais colaboraram com a doação de caixas de vermicompostagem. Oito docentes receberam nas oito escolas este objeto técnico, os quais se tornaram objeto também de ensino e aprendizagem. As práticas se deram em etapas. Foram separados e pesados, por docentes e estudantes, durante 30 dias, quatro tipos de resíduos. Os resultados demonstraram que era preciso entender os pontos fracos das questões de produção, separação e disposição dos resíduos orgânicos. Foram inseridas as práticas de vermicompostagem com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos nas escolas. As atividades permitiram atribuir significados à interdisciplinaridade e à transversalidade como motes para descobertas e estudos científicos de biologia, matemática, geografia, história, português e arte. Elas deram nova roupagem para os modos de pensar e agir sobre as questões educativas, socioambientais e sobre os seres vivos que fazem parte do Planeta. A apropriação de saberes e conhecimentos por parte dos estudantes e dos docentes fortaleceu o uso da razão e o desvendamento de mitos. As considerações finais da Tese reportam-se à consolidação do espaço de pesquisa conquistado pela pesquisadora, com as atividades de vermicompostagem e de Educação Ambiental, nas escolas municipais. As buscas de objetividade da problemática investigada introduziram novos referentes para este tipo de atividade didático-pedagógica, dentre eles a interação dos interlocutores e a recontextualização do fazer ciência.
Abstract: This thesis deals with vermicomposting and Environmental Education public schools of Elementary School I (1st year to 5th year) of Education in Extended Time in the city of CuritibaPR. Teachers at these institutions worked with the students on vermicomposting practices, under the guidance of the researcher, to introduce ideas for reusing organic waste produced in schools. In the contemporary world, the production and consumption of artifacts and food generate increasing amounts of waste that need to be managed and align with the principles of sustainability and the social and environmental commitments proclaimed by Environmental Education (EA). The general objective of this Thesis was to propose a set of vermicomposting and AE actions and initiatives, with organic waste produced in schools, associated with the teaching and learning process. The methodology, of a qualitative nature, privileged the microprocess of organic waste management through analysis and detailed, descriptive and narrative studies, of the actions and data collected. After a bibliographical survey, the researcher contacted the schools and received acceptance to carry out the field research. First, conversation workshops were held to demonstrate the importance of research, create bonds of trust and ensure the objectivity and scientific neutrality of practices. Then, contacts were made with public authorities, and UTFPR, which collaborated with the donation of vermicomposting boxes. Eight teachers received this technical object in the eight schools, which also became the object of teaching and learning. The practices took place in stages. Four types of waste were separated and weighed by teachers and students for 30 days. The results showed that it was necessary to understand the weaknesses of the issues of production, separation and disposal of organic waste. Vermicomposting practices were introduced with the reuse of organic waste produced in schools. The activities made it possible to assign meanings to interdisciplinarity and transversality as motives for discoveries and scientific studies of biology, mathematics, geography, history, Portuguese and art. They gave a new guise to the ways of thinking and acting on educational, sócio-environmental issues and on the living beings that are part of the Planet. The appropriation of knowledge and knowledge by students and teachers strengthened the use of reason and the unveiling of myths. The final considerations of the Thesis refer to the consolidation of the research space conquered by the researcher, with the activities of vermicomposting and environmental education, in municipal schools. The search for objectivity of the investigated problem introduced new referents for this type of didacticpedagogical activity, among them the interaction of the interlocutors and the recontextualization of doing science.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26297
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