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Título: Uso da Hibiscus rosa­ sinensis L. e da Hibiscus sabdariffa L. para o desenvolvimento de indicadores de pH de baixo custo em escolas técnicas estaduais
Título(s) alternativo(s): Use of Hibiscus rosa sinensis L. and Hibiscus sabdariffa L. for the development of low-cost ph indicators in state technical schools
Autor(es): Machado, Daniela
Orientador(es): Nunes, Rodrigo Ruschel
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Indicadores ambientais
Prática de ensino
Science - Study and teaching
Environmental indicators
Student teaching
Data do documento: 12-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MACHADO, Daniela. Uso da Hibiscus rosa­sinensis L. e da Hibiscus sabdariffa L. para o desenvolvimento de indicadores de pH de baixo custo em escolas técnicas estaduais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Os indicadores ácido­ base são substâncias que apresentam a capacidade de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base, pois, há alteração a nível molecular. Os indicadores de pH comerciais tem uma gama de aplicações no contexto da química, todavia, principalmente em escolas públicas há ausência de laboratórios e/ou insumos devido aos valores elevados de manutenção que possuem. Visando uma maior acessibilidade à experimentação, os experimentos de baixo custo são uma alternativa para potencializar os aprendizados dos discentes. Como exemplo desse tipo de metodologia de ensino, tem ­se ouso de indicadores produzidos de forma simples utilizando­-se pigmentos naturais extraídos a frio a partir de uma solução alcoólica e das espécies de flores, H. rosa­sinensis e o H. sabdariffa L, que fornecem uma infinidade de variação de cores de meios, quando expostos a diferentes pH. Essa técnica de produção consiste na exposição das pétalas das flores a álcool etílico comercial a uma concentração de 70 ⁰GL. As preparações desses indicadores se mostram um bom recurso didático no ensino de química, tanto na demonstração da técnica de extração quanto no ensino dos conceitos de pH. Além disso, por serem indicadores ácido ­base naturais eficazes de fácil e acessível obtenção, e pelo uso de reagentes provenientes de fontes renováveis fica evidenciado o contexto de química verde e a interdisciplinaridade com a biologia e o meio ambiente. Os indicadores naturais conferiram um padrão de cores próximas, e de fácil diferenciação, para a determinação da característica ácida(avermelhada), básica(verde ou amarela)ou neutra(arroxeada).Logo pode­-se considerar a preparação dos indicadores naturais uma metodologia experimental alternativa, com uso de recursos viáveis no ensino de química, podendo ser utilizada como experimentação de baixo custo em sala de aula ou como atividade remota em cenário de pandemia, uma vez que a manipulação é de baixo risco e a produção de resíduos tóxicos ao meio ambiente é inexistente.
Abstract: A cid­base indicators are substances that have the ability to change color in the presence of an acid or a base, since there is a change in the molecular level. Commercial pH indicators have a range of applications in the context of chemistry, however, mainly in public schools there is an absence of laboratories and / or supplies due to the high maintenance values they have. Aiming at greater accessibility to experimentation, low­cost experiments are an alternative to enhance students' learning. As an example of this type of teaching methodology, there is the use of indicators derived in a simple way using natural pigments extracted cold from an alcoholic solution and the species of flowers, H. rosa­sinensisand H. sabdariffa L, which provides a multitude of variation of media cores, when exposed to different pH. This production technique consists of exposing the flower petals to commercial ethyl alcohol at a concentration of 70 ⁰GL. The preparations of these indicators prove to be a good didactic resource in the teaching of chemistry, both in demonstrating the extraction technique and in teaching the concepts of pH. In addition, because they are natural acid­base indicators that are easy and accessible to obtain, and because of the use of reagents from renewable sources, the context of green chemistry and an interdisciplinarity with biology and the environment are evident. The natural indicators gave a pattern of nuclei close, and easy to differentiate, for the determination of the acidic (reddish), basic (green or yellow) or neutral (purplish) characteristic. There fore, the preparation of the indicators can be considered an alternative experimental methodology, with the use of viable resources in the teaching of chemistry, which can be used as low­cost experimentation in the classroom or as a remote activity in the pandemic scenario, since Handling is low risk and the production of toxic waste to the environment is non­existent..
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26262
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