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Título: Gamificação como proposta pedagógica em aulas de matemática
Título(s) alternativo(s): Gamification as a pedagogical proposal in mathematics classes
Autor(es): Freitas, Helena Borges de
Orientador(es): Vincenzi, Silvana Ligia
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Jogos
Aprendizagem ativa
Mathematics - Study and teaching
Games
Active learning
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FREITAS, Helena Borges de. Gamificação como proposta pedagógica em aulas de matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Hoje, uma nova geração de estudantes conectados e com acesso fácil a informação frequenta as escolas do país. Alguns, com pouco interesse, fazem com que os professores enfrentem grandes desafios. Para isso, é necessário mudanças na forma de ensinar. Na matemática existem barreiras que dificultam o envolvimento dos alunos e a motivação dos professores. Uma técnica que dinamiza a aprendizagem e estimula o ensino através de jogos é a gamificação. Modelos de aulas gamificadas incentivam professores e alunos a se conectarem no conhecimento. Baseado em investigações do uso de mecanismos de games em aulas, e partindo do atual cenário da educação, o objetivo deste trabalho é refletir na inovação de estratégias e modelos pedagógicos, com ferramentas capazes de facilitar o entendimento e torna-­lo significativo. Além de verificar se a aula gamificada é eficaz na educação, despertando interesses e favorecendo a aprendizagem. De forma direta e clara, apoiando-­se em pensamentos de diversos autores, a pesquisa apresenta vários tópicos que mostra a importância da transformação do ensino, envolvendo os alunos de forma engajada e prazerosa. Espera-se contribuir para uma nova forma de ensinar matemática, incentivando mudanças, enfrentando desafios e avançando na construção de uma educação inovadora e de excelência.
Abstract: Today, a new generation of connected students with easy access to information attends schools across the country. Some, with little interest, make teachers face great challenges. This requires changes in the way of teaching. In mathematics there are barriers that hinder students 'involvement and teachers' motivation. One technique that streamlines learning and encourages teaching through games is gamification. Gamified classroom models encourage teachers and students to connect in knowledge. Based on investigations of the use of game mechanisms in classes, and starting from the current scenario of education, the objective of this work is to reflect on the innovation of pedagogical strategies and models, with tools capable of facilitating understanding and making it meaningful. In addition to checking if the gamified class is effective in education, arousing interests and favoring learning. Directly and clearly, based on the thoughts of several authors, the research presents several topics that show the importance of the transformation of teaching, involving students in an engaged and enjoyable way. It is expected to contribute to a new way of teaching mathematics, encouraging change, facing challenges and advancing in the construction of an innovative and excellent education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26260
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