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Título: Modelagem e avaliação da integração temporal em uma rede de transporte de ônibus usando grafos temporais
Título(s) alternativo(s): Modeling and evaluation of temporal integration in a bus transport network using temporal graphs
Autor(es): Peixoto, Altieris Marcelino
Orientador(es): Luders, Ricardo
Palavras-chave: Teoria dos grafos
Análise de redes (Planejamento)
Representações dos grafos
Transporte urbano
Trânsito urbano - Curitiba (PR)
Ônibus - Linhas - Curitiba (PR)
Graph theory
Análise de redes (Planejamento)
Representations of graphs
Urban transportation
Local transit - Curitiba (PR)
Bus lines - Curitiba (PR)
Data do documento: 3-Set-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEIXOTO, Altieris Marcelino. Modelagem e avaliação da integração temporal em uma rede de transporte de ônibus usando grafos temporais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A mobilidade urbana em grandes cidades tem enfrentado desafios crescentes com a introdução de novas opções de transporte privado e diminuição progressiva dos usuários do transporte público. Neste contexto, o transporte público se reinventa e incorpora novas tecnologias de informação e comunicação para aumentar a atratividade dos usuários. Todavia, a manipulação do grande volume de dados provenientes da operação, em particular de sensores de localização instalados nos veículos, é um dos grandes desafios da área de gerência, planejamento e operação do transporte. Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um modelo da operação do transporte de ônibus a partir de um grafo variante no tempo. Uma base de dados de grafos é gerada a partir de um repositório de dados abertos com informações da operação diária do transporte de Curitiba. Com a base gerada, métricas de redes complexas são aplicadas para a avaliação da topologia da rede do sistema de transporte, destacando a importância dos diversos pontos de ônibus. Também foi criada uma metodologia para identificação de possíveis áreas para definição de uma integração temporal. Ou seja, para a criação de “terminais virtuais” integrados com a finalidade de permitir que um passageiro troque de ônibus sem pagar nova tarifa. A partir da metodologia desenvolvida, foi proposta a integração temporal de quatro áreas de pontos de ônibus e apresentado o impacto dessa integração temporal nas métricas da rede estática. Por fim, foi avaliada a qualidade da integração temporal através da correlação das paradas de ônibus entre os pontos de uma mesma área, com a finalidade de identificar os horários nos quais a conexão de passageiros pode ser feita em tempo reduzido. Embora os resultados dessa análise tenham sido realizados para o sistema de transporte de Curitiba, o modelo pode ser adaptado para o transporte de ônibus de outras cidades.
Abstract: Urban mobility in large cities has faced growing challenges with the introduction of new private transport options and progressive decrease in the number of users of public transport. In this context, public transport is updated for including new information and communication technologies to increase the attractiveness of users. However, handling the large volume of data provided by the operation, particularly from location sensors installed in vehicles, is one of the greatest challenges in the area of transport management, planning and operation. This work aims to develop a time-varying graph model for the operation of bus transport. A graph database is generated from open data of daily operation of the Curitiba public transportation. By using this database, complex network metrics are then applied to evaluate the transport network topology, highlighting the importance of different bus stops. A methodology was proposed to identify possible areas for temporal integration, i.e., for creating integrated “virtual terminals” in order to allow passengers to change buses without paying a new fare. Based on this methodology, the temporal integration of bus stops in four areas was proposed. The impact of the temporal integration on metrics of the static network was presented. Finally, the quality of temporal integration was evaluated through the correlation of stopping times of buses at the same area. It allows to identify the times at which the connection of passengers can be made in a reduced time. Although the results were carried out for the transport system of Curitiba, the model can be adapted for bus transport of other cities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26217
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