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Título: Estudo da influência das características superficiais das barras de aço na interação aço-concreto
Título(s) alternativo(s): Study of the influence of the surface characteristics of steel bars on the steel-concrete interaction
Autor(es): Luvison, Jaqueline Maria Borsatti
Orientador(es): Gomes, Francisco Augusto Aparecido
Palavras-chave: Aderências
Concreto - Testes
Aço - Concreto
Resistência de materiais
Barras de aço
Adhesions
Concrete - Testing
Steel - Concrete
Strength of materials
Steel bars
Data do documento: 26-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LUVISON, Jaqueline Maria Borsatti. Estudo da influência das características superficiais das barras de aço na interação aço-concreto. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: A aderência aço-concreto é de fundamental importância para o funcionamento deelementos em concreto armado, pois proporcionam a transferência de esforços entre os materiais. A geometria das barras de aço é um dos principais fatores que interferem no comportamento da aderência. Este trabalho faz um estudo experimental da aderência utilizando barras de aço com diferentes características superficiais, empregando ensaios de arrancamento direto. A partir da investigação experimental, conclui-se que a geometria das barras de aço interferem no desempenho da interface aço-concreto. Após a identificação dos parâmetros necessários, foram realizadas simulações numéricas por meio do Método de Elementos Finitos a fim de verificar os resultados numéricos com os experimentais e assim poder validar a modelagem. Além disso, foi possível visualizar as tensões no concreto pelos critérios de Mohr-Coulomb e Drucker-Prager. Por fim, após as análises constatou-se que o modelo numérico elaborado aproximou-se em partes do modelo experimental e que é necessário maior aperfeiçoamento para conseguir representar com exatidão os efeitos físicos presente nos ensaios de arrancamento direto.
Abstract: The steel-concrete bond is of fundamental importance for the functioning of elements in reinforced concrete, as they provide the transfer of efforts between them. The geometry of steel bars is one of the main factors that affect the bond behavior. This work makes an experimental study of bond using steel bars with different surface characteristics, using direct pull-out tests. From the experimental investigation, it is concluded that the geometry of the steel bars interfere in the performance of the steel-concrete interface. After identifying the necessary parameters, numerical simulations were carried out using the Finite Element Method in order to verify the numerical results with the experimental ones and thus be able to validate the modeling. Furthermore, it was possible to visualize the stresses in concrete using the Mohr-Coulomb and Drucker-Prager criteria. Finally, after the analyses it was found that the numerical model elaborated came close in parts to the experimental model and that further improvement is needed to accurately represent the physical effects present in the direct pull-out tests.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26200
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