Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFachini, Flavia Granzotto-
dc.date.accessioned2021-10-19T21:53:13Z-
dc.date.available2021-10-19T21:53:13Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.citationFACHINI, Flavia Granzotto. Anatomia da violência de gênero na rede social virtual Facebook. 2021. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26199-
dc.description.abstractThe following research has as main objective analyze how gender violence is exhibited on the facebook. The carrying out of this work is justified since it concerns a social impact issue with consequences in the quality of life and livingness of the target individuals. Throughout the study it is presented a theoretical and analytical reasoning regarding a corpus composed of Facebook commentaries utilizing nethnographic research framework, which is a specific way of Content Analysis, since the data derives from an internet environment. It was perceived over the course of the research that gender violence has its basis on prejudice, the “gender ideology”, which unfolds in discriminatory and violent acts through commentaries. When violence is institutionalized and there are impeditive factors for the discussion of this matter in the social sphere, it is possible to characterize this phenomenon as social intolerance. The prejudice exhibited in the “gender ideology” promotes discriminatory, violent, and social intolerance acts, and this occurs through the dissemination of this prejudice and its entrenchment by legitimization from the commentators, who seeks groups of belonging and ontological justification. It is necessary to adopt an Antiprejudice Pedagogy as strategy in order to face this reality, through teaching-learning processes and the reconnaissance of the existence of such violence for interventional propositions, public policies and effective actions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectTransfobiapt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectTransphobiapt_BR
dc.subjectHomophobiapt_BR
dc.subjectDiscriminationpt_BR
dc.subjectShared virtual environmentspt_BR
dc.titleAnatomia da violência de gênero na rede social virtual Facebookpt_BR
dc.title.alternativeAnatomy of gender violence in the virtual social network Facebookpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como se manifestam as violências de gênero na rede social virtual facebook. A realização deste trabalho é justificada uma vez que tange um problema de impacto social com consequências na qualidade de vida e vivência dos indivíduos-alvo. Ao longo do texto é apresentado um raciocínio teórico e analítico a respeito de um corpus composto por comentários do Facebook, utilizando pesquisa netnográfica, que é uma forma específica de Análise de Conteúdo, uma vez que os dados são oriundos do ambiente internetiano. No processo de realização da pesquisa foi percebido que a violência de gênero tem como base o preconceito, a “ideologia de gênero”, que se desdobra em atos discriminatórios e violentos por meio de comentários. Quando a violência é institucionalizada e existem fatores que impedem discussões desta ordem no âmbito social é possível caracterizar este fenômeno como sendo o da intolerância social. O preconceito manifesto na “ideologia de gênero” é propulsor de atos discriminatórios, violentos e da intolerância social e isso se dá, por meio da disseminação deste preconceito e o seu reforço e legitimação por parte dos comentadores, que buscam grupos de pertencimento e justificação ontológica. Como estratégias de enfrentamento a essa realidade é preciso adotar uma Pedagogia do Anti-preconceito por meio de processos de ensino-aprendizagem e do reconhecimento da existência de tais violências para propostas interventivas, políticas públicas e ações efetivas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6458-4733pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0248145303704038pt_BR
dc.contributor.advisor1Meneghetti, Francis Kanashiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0327-2872pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238451312475074pt_BR
dc.contributor.referee1Tortato, Cintia de Souza Batista-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1399-3860pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0225705256573236pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Cristianne Teixeira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0400-4733pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6253054954112694pt_BR
dc.contributor.referee3Meneghetti, Francis Kanashiro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0327-2872pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8238451312475074pt_BR
dc.contributor.referee4Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-9327-223Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee5Luz, Nanci Stancki da-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-4970-2498pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274116207418522pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
violenciageneroredefacebook.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons