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Título: Caracterizações física e mecânica de pavimentos permeáveis para drenagem urbana
Título(s) alternativo(s): Physical and mechanical characterization of pervious pavements for urban drainage
Autor(es): Vaz, Diego Alexandre
Orientador(es): Ribeiro, Rodrigo Scoczynski
Palavras-chave: Solos - Permeabilidade
Drenagem
Engenharia civil
Soil permeability
Drainage
Civil engineering
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: VAZ, Diego Alexandre. Caracterizações física e mecânica de pavimentos permeáveis para drenagem urbana. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2021.
Resumo: A falta de planejamento no processo de urbanização das cidades pode trazer uma série de problemas como a impermeabilização do solo, acarretando na diminuição da superfície de absorção, causando um aumento no escoamento das águas pluviais e a ocorrência de inundações e alagamentos. Como consequência, em dias de chuva intensa, o tráfego nas ruas de muitas cidades é reduzido ou impossibilitado, construções são danificadas e a população ainda pode sofrer com perdas materiais, financeiras, e até se contaminar com doenças. Diante disso, este trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade do uso de pavimentos de concreto permeável como alternativa para a drenagem urbana. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram produzidos corpos de prova de concreto permeável, de traço 1:4, em massa, com diferentes relações água/cimento (a/c) e composições granulométricas, os quais foram avaliados quanto à absorção de água, índice de vazios, massa específica, resistência à compressão, resistência à tração por compressão diametral e coeficiente de permeabilidade e fluxo. Os resultados obtidos mostraram que, para as três composições granulométricas, brita 0, brita 1 e brita mista (B0, B1 e BM), o aumento da relação a/c acarretou no aumento da resistência à compressão e à tração, na redução do índice de vazios, e consequentemente, na redução do índice de permeabilidade e fluxo dos concretos. Com relação à influência das composições granulométricas nas propriedades dos concretos produzidos com mesma relação a/c, os resultados mostraram que a brita 0 proporcionou um concreto com melhor acabamento superficial, a brita 1 proporcionou um concreto mais permeável e a brita mista proporcionou um concreto com maiores valores de resistências. Com base nos resultados, concluiu-se que o concreto permeável se apresentou como uma alternativa sustentável à drenagem urbana tradicional, podendo ser utilizados em calçadas e passeios, onde não exista tráfego pesado. Palavras-chave: Drenagem Urbana. Concreto Permeável. Permeabilidade.
Abstract: The lack of planning in the urbanization process of cities can bring a role of problems such as soil sealing, leading to the reduction of the absorption surfaces, causing an increase in the flow of rainwater and the occurrence of flooding and flooding. As a result, on days of intense rain, traffic on the streets of many cities is reduced or impossible, buildings are damaged and the population can still suffer material and financial losses, and even become infected with diseases. Therefore, this work aimed to verify the feasibility of using pervious concrete pavements as an alternative for urban drainage. For the development of the research, pervious concrete specimens were produced, with a mix of 1:4, by mass, with different water/cement ratios (w/c) and granulometric compositions, which were evaluated for water absorption, index of voids, specific mass, compressive strength, tensile strength by diametrical compression and permeability and flux coefficient. The results obtained showed that, for the three granulometric compositions, gravel 0, gravel 1 and mixed gravel (B0, B1 and BM), the increase in the w/c ratio resulted in an increase in compressive and tensile strength, in a reduction in the void ratio, and consequently in a reduction in the permeability index and concrete flow. Regarding the influence of particle size compositions on the properties of concrete produced with the same w/c ratio, the results showed that gravel 0 provided a concrete with better surface finish, gravel 1 provided a more pervious concrete and mixed gravel provided a concrete with higher resistance values. Based on the results, it was concluded that pervious concrete presented itself as a sustainable alternative to traditional urban drainage, being able to be used in sidewalks and sidewalks, where there is no heavy traffic.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26066
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