Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorForatto, Roseli Maria-
dc.date.accessioned2021-08-31T20:32:15Z-
dc.date.available2021-08-31T20:32:15Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationFORATTO, Roseli Maria. A importância do letramento tecnológico de professores e alunos em tempos de pandemia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25883-
dc.description.abstractThe year 2020 was marked by a new reality that was suddenly introduced due to the occurrence of the SARS­CoV­2 pandemic. On March 11, 2020, the World Health Organization (WHO) was declared a pandemic state, consequently generating a series of events worldwide as a way to prevent and contain the spread of the virus and consequently avoiding an overload on health systems and it has been shown to spread quickly. The present work discusses the relevance of technological literacy for education at the moment lived in the face of the pandemic context, established in a way that allowed little preparation by teachers and students, finding at this moment a learning trajectory full of challenges that permeate technological non­literacy by both immigrants and digital natives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVírus - Isolamentopt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectViruses - Isolationpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.titleA importância do letramento tecnológico de professores e alunos em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of technological literacy of teachers and students in times of pandemicpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO ano de 2020 ficou marcado por uma nova realidade instaurada repentinamente devido a ocorrência da pandemia de SARS­CoV­2. Em 11 de março de 2020 foi declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estado de pandemia, gerando consequentemente uma série de acontecimentos a nível mundial como forma de prevenir e conter o avanço do contágio do vírus e consequentemente evitando uma sobrecarga nos sistemas de saúde e que se demonstrou se espalhar rapidamente. O presente trabalho discute a relevância do letramento tecnológico para a educação no momento vivido diante do contexto pandêmico, instaurado de maneira que permitiu pouco preparo por parte de professores e alunos, encontrando neste momento uma trajetória do aprendizado repleta de desafios que permeiam o não letramento tecnológico por parte tanto dos imigrantes quanto dos nativos digitais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Rodrigo Ruschel-
dc.contributor.referee1Nunes, Rodrigo Ruschel-
dc.contributor.referee2Cedran, Jaime da Costa-
dc.contributor.referee3Sousa, Jennifer Caroline de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importancialetramentotecnologicopandemia.pdf423,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.