Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLudvig, Daniela Carolina-
dc.date.accessioned2021-07-08T19:16:18Z-
dc.date.available2021-07-08T19:16:18Z-
dc.date.issued2020-06-24-
dc.identifier.citationLUDVIG, Daniela Carolina. O ensino de probabilidade por meio do jogo dos discos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25533-
dc.description.abstractThis paper presents an alternative for the teaching of probability for the final years of the Elementary School or High School through the game of discs. The study is based on the assumptions of Game Theory, which is believed to offers means for the development of critical mathematical thinking through the active action of the student who becomes the protagonist of his own educational process, and the teacher is seen as the mediator of this process. The probability present in the game of discs, can be taught as introduction, fixation or even evaluation for the subjects. The game resolution is presented using other parameters that allows the teacher to teach and/or rescue concepts of geometry and probability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTeoria dos jogospt_BR
dc.subjectJogos de probabilidades (Matemática)pt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectGame theorypt_BR
dc.subjectGames of chance (Mathematics)pt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.titleO ensino de probabilidade por meio do jogo dos discospt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of probability through the game of discspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma alternativa de ensino de probabilidade para o Ensino Fundamental Anos Finais ou Ensino Médio por meio do jogo dos discos. O estudo está embasado nos pressupostos da Teoria dos Jogos, em que se acredita que tal teoria oferece meios para o desenvolvimento do pensamento crítico matemático através da ação ativa do aluno que se torna o protagonista de seu próprio processo educacional, e o professor é tido como mediador deste processo. A probabilidade presente no jogo dos discos, pode ser desenvolvida como introdução de conteúdo, fixação ou avaliação. Apresentamos também a resolução do jogo utilizando de outros parâmetros que permite ao professor desenrolar e/ou resgatar conceitos de geometria e probabilidade.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Nava, Daniela Trentin-
dc.contributor.referee1Nava, Daniela Trentin-
dc.contributor.referee2Marins, Araceli Ciotti de-
dc.contributor.referee3Fagundes, Regiane Slongo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoprobabilidadejogodiscos.pdf372,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.