Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYamaguchi, Renata Oliveira-
dc.date.accessioned2021-06-21T19:28:17Z-
dc.date.available2021-06-21T19:28:17Z-
dc.date.issued2020-10-02-
dc.identifier.citationYAMAGUCHI, Renata Oliveira. Ensino de ciências e investigação: possibilidades de aprendizagem para alunos do ensino médio por meio de atividades experimentais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25337-
dc.description.abstractThis work consists of an exploratory research that aimed to investigate and analyze, by means of questionnaires, the conditions of schools and natural science classes in the region, seeking to promote science education that enables learning using experimental investigation. In addition to a bibliographic survey, questionnaires were also applied with teachers and students from the State Education network of the Santa Fé do Sul micro-region in order to help in the preparation of didactic scripts and later, in their analysis. At first, a questionnaire was prepared regarding the topics of interest to the students and their vision of what an exciting science class should be like. A second questionnaire was sent to the teachers, in order to understand their difficulties in applying experimental classes, their point of view in relation to the challenges of these classes and their ideas of how they should be. Altogether 12 teachers and 37 students from 4 different cities participated in the survey, answering the questionnaires through the Google Forms online platform. The responses were analyzed using sector and bar graphs, generated by the platform itself, in addition to tables where the essay responses were organized. Thus, it was possible to better understand the situation and conditions of some schools in the region, making it possible to think of ways to simplify the organization of activities carried out by teachers and at the same time to think of ways to better organize students, with a view to a better experience of practical activities and a better level of learning for students and why not, teachers. The data obtained through the questionnaires were used as a basis for the construction of a booklet, with scripts for making basic equipment. The scripts presented show that it is possible with little or no expense, to carry out experiments or assemble equipment that can be reused several times.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.titleEnsino de ciências e investigação: possibilidades de aprendizagem para alunos do ensino médio por meio de atividades experimentaispt_BR
dc.title.alternativeScience teaching by investigation: learning possibilities for high school students through experimental activitiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma pesquisa exploratória que objetivou investigar e analisar por meio de questionários as condições das escolas e aulas de ciências da natureza da região, buscando promover um ensino de ciências que possibilite o aprendizado se utilizando da investigação experimental. Além de um levantamento bibliográfico, também foi aplicado questionários com professores e alunos da rede Estadual de Ensino da microrregião de Santa Fé do Sul no intuito de ajudar na elaboração dos roteiros didáticos e posteriormente, em sua análise. Em um primeiro momento, foi elaborado um questionário a respeito dos temas de interesse dos alunos e sua visão de como uma aula instigante sobre ciências deveria ser. Um segundo questionário foi enviado aos professores, no intuito de compreender suas dificuldades da aplicação de aulas experimentais, seu ponto de vista em relação aos desafios destas aulas e suas ideias de como elas deveriam ser. Ao todo 12 professores e 37 alunos de 4 cidades diferentes participaram da pesquisa, respondendo aos questionários pela plataforma online Google Forms. As respostas foram analisadas por meio de gráficos de setores e barras, gerados pela própria plataforma, além de tabelas onde foram organizadas as respostas dissertativas. Assim, foi possível compreender melhor a situação e condições de algumas escolas da região, sendo possível pensar em formas de simplificar a organização das atividades realizadas pelos professores e ao mesmo tempo pensar em formas de organizar melhor os alunos, tendo em vista uma melhor vivência das atividades práticas e um melhor nível de aprendizagem para alunos e porque não, professores. Os dados obtidos por meio dos questionários foram utilizados como base para a construção de uma cartilha, com roteiros de confecções de equipamentos básicos. Os roteiros apresentados mostram que é possível com um gasto pequeno ou nulo, realizar experimentos ou montagem de equipamentos que possam ser reutilizados diversas vezes.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee1Kovalski, Mara Luciane-
dc.contributor.referee2Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee3Adamczuk, Samara Ernandes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_48.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.