Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25328
Título: Resolução de problemas como metodologia do ensino de matemática na educação infantil: uma perspectiva docente
Título(s) alternativo(s): Troubleshooting as a mathematics ensino methodology in childhood education: a teaching perspective
Autor(es): Santos, Lucelene Fancio dos
Orientador(es): Almeida, Braian Lucas Camargo
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Crianças
Professores - Formação
Mathematics - Study and teaching
Children
Teachers, Training of
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SANTOS, Lucelene Fancio dos. Resolução de problemas como metodologia do ensino de matemática na educação infantil: uma perspectiva docente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática realizar um estudo do uso da resolução de problemas como metodologia para o ensino de matemática na Educação Infantil, e entender como as docentes da EM Meu Amor mobilizam essa metodologia na prática em sala de aula. Foi feito um levantamento de alguns teóricos a respeito da importância do ensino de matemática para a formação do sujeito, abordamos alguns aspectos práticos da resolução de problemas e, em seguida fizemos uma abordagem de como se dá no ensino infantil a resolução de problemas. Foi aplicado um questionário às professoras da Educação Infantil, para analisarmos a prática com a teoria estudada. Como resultado obtivemos diversos relatos das docentes contemplando a formação de uma criança ativa e curiosa que tenha a oportunidade de percorrer um processo criador. Foi contemplada também a utilização de jogo, brincadeiras e situações do cotidiano como formas de ensinar matemática na Educação Infantil e ressaltada a importância da formação permanente que inclua a resolução de problemas como metodologia para o ensino de matemática. Sendo assim, ressaltamos que a resolução de problemas usada como metodologia para o ensino de matemática na Educação Infantil é uma ferramenta valiosa para a formação da criança como sujeito ativo e de direitos, de acordo com relatos das docentes da Escola Meu Amor.
Abstract: This work had as its theme to carry out a study of the use of problem solving as a methodology for teaching mathematics in early childhood education, and to understand how the teachers of EM Meu Amor mobilize this methodology in classroom practice. A survey was made of some theorists regarding the importance of teaching mathematics for the formation of the subject, we approached some practical aspects of problem solving and then we approached how problem solving occurs in early childhood education. A questionnaire was applied to teachers of Early Childhood Education, to analyze the practice with the studied theory. As a result, we obtained several reports from teachers contemplating the formation of an active and curious child who has the opportunity to go through a creative process. It was also contemplated the use of games, games and everyday situations as ways of teaching mathematics in Early Childhood Education and emphasizing the importance of permanent training that includes problem solving as a methodology for teaching mathematics. Therefore, we emphasize that the problem solving used as a methodology for teaching mathematics in Early Childhood Education is a valuable tool for the formation of the child as an active and rights subject, according to reports by the teachers of Escola Meu Amor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25328
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_32.pdf521,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.