Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHidalgo, Lariela Mendes-
dc.date.accessioned2021-06-17T12:52:14Z-
dc.date.available2021-06-17T12:52:14Z-
dc.date.issued2020-10-10-
dc.identifier.citationHIDALGO, Lariela Mendes. Reflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25277-
dc.description.abstractWith the advent of the COVID-19 Pandemic, the development of skills involving ICTs, both by teachers and students, became urgent. In this context, this study aimed to reflect on hybrid teaching and the teaching methodologies, applied to the initial grades of Elementary Education and also to present proposals based on this methodology, specifically in the area of geosciences. The methodology of this study was based on the qualitative analysis of publications found in the bibliographic survey in the areas of Information and Communication Technologies applied to education and Hybrid Education andActive Teaching Methodologies, in addition to official country education documents. Based on this reflections, three proposals are presented for activities in the field of geoscience, in the form of lesson plans, based on hybrid teaching and active teaching methodologies, that can be used by Basic Education teachers from the first to the fifth year of Elementary School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeociênciaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEarth sciencespt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleReflexões e propostas de ensino híbrido nas séries iniciais do ensino fundamental na área de geociênciaspt_BR
dc.title.alternativeReflections and proposals for hybrid teaching in the early grades of elementary education in the field of geosciencespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCom o advento da Pandemia de COVID-19, tornou-se urgente o desenvolvimento de habilidades que envolvam TICs, tanto por parte dos professores quanto dos estudantes. Neste contexto, este trabalho objetivou refletir sobre o ensino híbrido e as metodologias de ensino que o permeiam, aplicado nas séries iniciais do Ensino Fundamental e também apresentar propostas baseadas nesta metodologia, especificamente na área de geociências. A metodologia utilizada neste estudo foi a análise qualitativa a partir de levantamento bibliográfico de publicações nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação, Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Ensino, além da consulta a documentos de educação oficiais do país. A partir das reflexões levantadas são apresentadas três propostas de atividades na área de geociências, em formato de planos de aula, com base no ensino híbrido e em metodologias ativas de ensino, as quais que podem ser utilizadas por professores de Educação Básica do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Jacqueline Peixoto-
dc.contributor.referee1Neves, Jacqueline Peixoto-
dc.contributor.referee2Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.contributor.referee3Kovalski, Mara Luciane-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_30.pdf797,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.