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Título: A mediação no ensino de matemática na educação de surdos: um estudo na abordagem histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): Mediation in mathematic education for deaf students: a study on the cultural-historical approach
Autor(es): Dessbesel, Renata da Silva
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Álgebra
Surdez
Lingua de sinais
Inclusão escolar
Mathematics - Study and teaching
Algebra
Deafness
Sign language
Mainstreaming in education
Data do documento: 8-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: DESSBESEL, Renata da Silva. A mediação no ensino de matemática na educação de surdos: um estudo na abordagem histórico-cultural. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
Resumo: O estudo objetivou investigar as características da mediação efetivada por meio dos signos e instrumentos na apropriação de conhecimentos algébricos por alunos surdos inseridos na escola regular. A teoria Histórico-Cultural e suas contribuições para a educação de surdos fundamentaram a pesquisa, que colabora com a educação de surdos em seu contexto e na produção de ambiente de aprendizagem que possibilite reflexões para a comunidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, cuja abordagem metodológica é Educational Design Research e os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e episódios de ensino. Participaram da pesquisa professores de Matemática, alunos surdos, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e pais ou responsáveis pelos alunos matriculados na escola regular pública estadual de um município do estado do Paraná. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Constatou-se que a inclusão escolar ainda carece de uma série de fatores para que sejam consolidados os propósitos da educação para todos. Os resultados apontaram que a mediação efetivada por meio de signos e instrumentos propicia o ensino de qualidade, de modo que estabelecem conexões entre as experiências dos estudantes e os conceitos de Matemática que estão em amadurecimento, desta forma foi possível atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal dos estudantes e desenvolver estratégias que os levassem à apropriação e à consolidação do conhecimento. Como produto desta pesquisa foi desenvolvido o Mathelp, um ambiente de apoio ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática visual na educação de surdos. Concluiu-se a visualidade como elemento fundamental na mediação dos conhecimentos em matemática, em especial, no desenvolvimento dos conceitos algébricos na educação de surdos.
Abstract: The study aimed to investigate the characteristics of the mediation carried out by signs and instruments in the appropriation of algebraic knowledge by deaf students inserted into regular school. The Cultural-Historical theory and its contributions to deaf education provided the basis for the research, which contribute to deaf education in its context and in the production of a learning environment that allows reflections for the community. This is an applied research, whose methodological approach is Educational Design Research, and the data was collected through surveys, interviews, and teaching episodes. Mathematics teachers, deaf students, Brazilian sign language (Libras) translators and interpreters and parents and/or those responsible for the students enrolled in the state public school in a municipality in the state of Paraná took part in the survey. Data collected were analyzed through Content Analysis. It was found that inclusion in schools still lacks several factors to consolidate the purposes of education for all. The results showed that the mediation carried out by signs and instruments fosters quality teaching, in such a way that connections are established between the students' experiences and the Mathematical concepts that are maturing, in this way, it was possible to act in the students’ Zone of Proximal Development and to develop strategies that would lead them to knowledge appropriation and consolidation. As the product of this research, Mathelp was developed, an environment to support the teaching and learning process of visual mathematics in the education of the deaf. Visuality was concluded as a fundamental element in mathematics knowledge mediation, in particular in the development of algebraic concepts in deaf people education.
Descrição: Acompanha produção técnica: MATHELP: matemática visual na educação de surdos: ambiente de apoio ao processo de ensino e aprendizagem
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25251
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