Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25237
Título: A botânica em trabalhos acadêmicos que investigam a aplicação da ilustração científica no ensino de ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): Botany in academic works that investigate the application of scientific illustration in science and biology teaching
Autor(es): Pereira Junior, Eduardo João
Orientador(es): Lima, Daniela Macedo de
Palavras-chave: Botânica
Biologia
Ensino
Botany
Biology
Teaching
Data do documento: 27-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: PEREIRA JUNIOR, Eduardo João. A botânica em trabalhos acadêmicos que investigam a aplicação da ilustração científica no ensino de ciências e biologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: A utilização da ilustração para representar a natureza ocorre desde os primórdios da humanidade, com o emprego do desenho e da pintura para documentar as espécies vegetais e animais relevantes para a sobrevivência do homem. A ilustração científica é definida como imagem desenhada que exibe rigor, correção e objetividade na mensagem que transmite, sempre no domínio do conhecimento científico e dentro do estado da Ciência patente e em um determinado período. A ilustração científica é uma ferramenta amplamente utilizada para o Ensino de Ciências e Biologia, sendo que várias pesquisas têm demonstrado sua eficácia em facilitar a compreensão e aprendizagem. Há evidências que os discentes, bem como as pessoas em geral, demonstram pouca atração pela temática Botânica, preferindo o estudo dos animais; contudo, não há estudos que abordem como esta tendência impacta a produção científica sobre ilustração científica aplicada ao ensino. Este trabalho se propôs a analisar, por meio de ferramentas cienciométricas, a representatividade de temas relacionados a Botânica em trabalhos acadêmicos que empregam a ilustração científica no Ensino de Ciências e Biologia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa delimitada pela combinação dos termos: “ilustração científica”, “Ensino de Ciências” e “Ensino de Biologia” em bases de dados amplamente utilizadas, seguida pela triagem e posterior análise do material obtido. Observou-se que a produção científica, embora relevante, não é abundante, com um total de 46 trabalhos acadêmicos, havendo grandes possibilidades para a expansão de estudos na área, dado os benefícios que a ilustração científica pode agregar ao ensino. Verificou-se que temas relacionados à Botânica são frequentemente abordados, sendo inclusive uma das estratégias sugerida por vários autores para o enfrentamento à cegueira botânica, bem como uma ferramenta útil para ressignificar e tornar mais atrativo o Ensino de Botânica para os alunos.
Abstract: The use of illustration to represent nature has occurred since the beginnings of humanity, with the use of drawing and painting to document the plant and animal species relevant to man's survival. The scientific illustration is defined as a drawn image that displays rigor, correctness and objectivity in the transmitted message, always in the domain of scientific knowledge and within the state of patent science and in a given period. Scientific illustration is a widely used tool for Science and Biology Teaching, and several studies have shown the effectiveness in facilitating understanding and learning. There is evidence that students, as well as people in general, show little attraction for the botanical themes, preferring the study of animals; however, there are no studies that address how this tendency impacts scientific production on scientific illustration applied to teaching. This work aimed to analyze, by means of scientometric tools, the representativeness of themes related to Botany in academic works that employ scientific illustration in Science and Biology Teaching. For this, a research was carried out delimited by the combination of the terms: “scientific illustration”, “Science Teaching” and “Biology Teaching” (in Portuguese) in widely used databases, followed by the screening and subsequent analysis of the material obtained. It was observed that scientific production, although relevant, is not abundant, with a total of 46 academic papers and, with great possibilities for the expansion of studies in the area, given the benefits that scientific illustration can add to teaching. It was found that topics related to Botany are frequently addressed, including one of the strategies suggested by several authors to face the botanical blindness, as well as a useful tool to reframe and make the Botany Teaching more attractive to students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25237
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_17.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.