Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuniz, Dalton Metz-
dc.date.accessioned2021-06-09T01:30:37Z-
dc.date.available2021-06-09T01:30:37Z-
dc.date.issued2020-12-08-
dc.identifier.citationMUNIZ, Dalton Metz. Controle social no programa nacional de alimentação escolar: um estudo multi-caso de conselhos paranaenses. 2020. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25112-
dc.description.abstractIn 2020, the Brazilian School Feeding Program (PNAE) turns 65 and currently aims to contribute to biopsychosocial growth and development, learning, school performance and the formation of healthy eating habits of students. However, one of the critical points for its proper operation refers to the performance of the School Feeding Council (CAE), the PNAE’s first instance of control. The performance of Public Policy Management Councils, such as the CAE, in general, has not generated the results sought by those who foresaw social participation as a tool for broadening democracy and controlling public policies. To contribute to the reflection on strategies for strengthening the School Food Councils, the objective was to analyze normative, bureaucratic, political and organizational aspects that enhance and / or limit the performance of the Paraná State School Food Councils. For this purpose, this work developed a multi-case study with four PPAs and was preceded by an exploratory bibliography research phase and secondary data on PNAE and PPA, allowing the survey of potentialities and limitations of social control in the context of school meals. Among the main results, common characteristics in the analysis group stand out, such as the supervised social control and the expectation that it is a mere legitimizer of public management acts as external limitations and the difficulty of organization and strategic action, lack of knowledge about the attributions and legislation, as internal factors. Regarding the potentials, it was found that despite the expectations of public agents, the cases presented did not show barriers to independent action, including the opening for CAE to participate in other agendas related to education. Regarding internal factors, the CAE’s commitment and consistent performance contributed to the improvement of the PNAE in various operational aspects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)pt_BR
dc.subjectPolítica pública - Controlept_BR
dc.subjectComunidades - Organizaçãopt_BR
dc.subjectPolítica alimentarpt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectBurocracia - Brasil - Controlept_BR
dc.subjectEstudantes - Nutriçãopt_BR
dc.subjectPublic policy - Controlpt_BR
dc.subjectCommunity organizationpt_BR
dc.subjectNutrition policypt_BR
dc.subjectSocial controlpt_BR
dc.subjectSocial participationpt_BR
dc.subjectBureaucracy - Brasil - Controlpt_BR
dc.subjectStudents - Nutritionpt_BR
dc.titleControle social no programa nacional de alimentação escolar: um estudo multi-caso de conselhos paranaensespt_BR
dc.title.alternativeSocial control in the national school feeding program: a multicase study of councils in Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo ano de 2020, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) completou 65 anos e em seu atual paradigma, tem como objetivo, contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Porém, um dos pontos críticos para sua adequada operacionalização refere-se à atuação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), a primeira instância de controle do PNAE. De maneira geral, a atuação de Conselhos Gestores de Políticas Públicas como o CAE, tem apresentado dificuldades de promover os objetivos almejados por aqueles que previram a participação social como ferramenta de ampliação da democracia e de controle das políticas públicas. Para contribuir na reflexão sobre estratégias de fortalecimento dos Conselhos de Alimentação Escolar, o objetivo foi o de analisar aspectos normativos, burocráticos, políticos e organizacionais que potencializam e/ou limitam a atuação dos Conselhos de Alimentação paranaenses. Para tanto, este trabalho desenvolveu estudo multicaso com quatro CAEs, precedido por fase de pesquisa exploratória de bibliografia e dados secundários sobre o PNAE e o CAE, permitindo o levantamento de potencialidades e limitantes do controle social no âmbito da alimentação escolar. Entre os principais resultados se destacam características comuns no grupo análise, como o controle social tutelado e atuação meramente legitimadora da gestão pública como limitantes externos e a dificuldade de organização e atuação estratégica, falta de conhecimento sobre a atribuições e legislação, como fatores internos. Em relação aos potenciais, verificou-se que não se evidenciaram barreias políticas para a atuação independente e que o comprometimento e atuação consistente do CAE contribuíram para o aprimoramento do PNAE em aspectos operacionais variados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8652-1418pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269881658996704pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Christian Luiz da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4074-5184pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8046559694932152pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Christian Luiz da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4074-5184pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8046559694932152pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Decio Estevao do-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5902-6545pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009182371990039pt_BR
dc.contributor.referee3Braun, Mirian Beatriz-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6159-3637pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9335877867055216pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
controlesocialprogramaalimentacao.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons