Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrado, Eddie Weslley Cordeiro-
dc.date.accessioned2021-05-24T13:42:37Z-
dc.date.available2021-05-24T13:42:37Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.citationPRADO, Eddie Weslley Cordeiro. Análise do fator de iluminância em salas de aula de escolas municipais de Toledo - PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25028-
dc.description.abstractEvery environment should receive light, be it natural or artificial, because when there is a higher level of illumination, there is an increase in visibility, speed and precision in performing tasks. It is known that during the development of a person, the stage of the education of children is of extreme importance, because the experiences taken in the beginning of life have effects until their adulthood. In this way, it is important to maintain a quality child education in order to provide better cognitive and physical development for students. But one of the main factors that guarantee quality in teaching is the presence of light in the environment, and according to NBR 8995/2013, there are some minimum values that must be met so that the illuminance is sufficient to perform the tasks in the school environment. In this way, the present work aims to quantify the illuminance of the classrooms of the municipal schools of Toledo - PR, in order to identify if they meet the parameters established in NBR 8995/2013. Using the technical procedures of field research, four schools were evaluated, all within the municipal boundaries of Toledo - PR. The analysis was performed with the aid of the luximeter and the analysis of the data in spreadsheet. In a general context, only 12.8% of the 336 measurements carried out in the seven classrooms of the four schools on the three days of measurements and under the four types of situations reached the standard, while in the best condition of lights and open curtains, approximately 41.67% of the 84 measurements reached the required minimum. Thus, it was possible to recognize faults related to the size of the rooms, the windows, the location of the rooms as well as the problem of the lack of artificial lamps in the classrooms and the possible measures that should be adopted in order to correct the illuminance, in order to improve the visual comfort of the classrooms and consequently the learning and development of the students who study there.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIluminação de interiorespt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInterior lightingpt_BR
dc.subjectClassroom environmentpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleAnálise do fator de iluminância em salas de aula de escolas municipais de Toledo - PRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the illuminance factor in classrooms of municipal schools of Toledo - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTodo ambiente deve receber luz, seja ela natural ou artificial, pois quando há um maior nível de iluminação, há um aumento da visibilidade, da velocidade e da precisão na realização das tarefas. Sabe-se que durante o desenvolvimento de uma pessoa, a fase da educação infantil é de extrema importância, pois as experiências tidas no início da vida causam efeitos até a sua fase adulta. Desta forma, é importante manter uma educação infantil de qualidade, a fim de proporcionar um melhor desenvolvimento cognitivo e físico para os alunos. Mas um dos principais fatores que garantem a qualidade no ensino é a presença de luz no ambiente, e conforme a NBR 8995/2013, existem alguns valores mínimos que devem ser atendidos para que a iluminância seja suficiente para realização das tarefas no ambiente escolar. Desta forma, o presente trabalho apresenta como objetivo quantificar a iluminância das salas de aula das escolas municipais de Toledo – PR, a fim de identificar se as mesmas atendem os parâmetros estabelecidos na NBR 8995/2013. Utilizando-se dos procedimentos técnicos de pesquisa de campo, foram avaliadas quatro escolas, todas dentro do limite municipal de Toledo – PR. A análise foi realizada com auxílio do aparelho luxímetro e pela análise dos dados em planilha. Num contexto geral, apenas 12,8% das 336 medições realizadas nas sete salas das quatro escolas, nos três dias de medições e sob os quatro tipos de situações atingiram a norma, enquanto que, na melhor condição, de luzes acesas e cortinas abertas, aproximadamente 41,67% das 84 medições atingiram o mínimo exigido. Assim, foi possível reconhecer falhas relacionadas ao tamanho das salas, das janelas, da localização das salas bem como a problemática da falta de lâmpadas artificiais nas salas de aulas e as possíveis medidas que devem ser adotadas de modo a corrigir a iluminância, visando melhorar o conforto visual das salas de aula e consequentemente o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos que ali estudam.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Furlan, Gladis Cristina-
dc.contributor.referee1Bressiani, Lucia-
dc.contributor.referee2Feiber, Silmara Dias-
dc.contributor.referee3Furlan, Gladis Cristina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
iluminanciasalasaulaescolas.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.