Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWeigert, Ana Paula-
dc.date.accessioned2017-09-29T20:09:17Z-
dc.date.available2017-09-29T20:09:17Z-
dc.date.issued2016-08-25-
dc.identifier.citationWEIGERT, Ana Paula. Ideação de Novos Serviços: Aplicação da Metodologia Ideatriz. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2496-
dc.description.abstractIn a world even more globalized, where the product comoditization has become faster, the organizations are falling back on new service development and innovation as essential ways to face competition and become differentiated in the market. Created in a recent study, the IDEATRIZ methodology includes value analysis, systematic and heuristic methods coming from TRIZ methodology in order to generate product ideas in the manufacturing field. But the actual necessity of innovation in the services field due to its importance in the economy and, the fact that TRIZ has been already applied in other fields as quality, energy and services, this study aimed to prove that IDEATRIZ methodology can be a powerful tool for services ideation. It was brought also the hypotesis that the direct use IDEATRIZ would result in lesser quality ideas that if it were be compared to the same methodology but adapted for service. Thus a research was carried out to validate these hypothesis. The IDEATRIZ methodology was applied directly and adapted in several workshops to generate service ideias and the results were compared. The raised suggestions collected in direct application were used to adapt the methodology. As result of comparison between original and adapted IDEATRIZ, it was obtained increasing the quality of generated ideas and the ease of use of the methodology adapted by including examples of services in heuristics and inventive principles phases. The contribution of this research was to open the field of IDEATRIZ methodology for service innovation as a tool to support creative solutions to generate new services.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIdéia (Filosofia)pt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectProdutos novos - Planejamento - Metodologiapt_BR
dc.subjectHeurísticapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectIdea (Philosophy)pt_BR
dc.subjectCreative abilitypt_BR
dc.subjectNew products - Planning - Methodologypt_BR
dc.subjectHeuristicpt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleIdeação de novos serviços : aplicação da metodologia ideatrizpt_BR
dc.title.alternativeNew Services Ideation: IDEATRIZ methodology applicationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo mundo mais globalizado, onde a comoditização de produtos se tornou mais rápida, as organizações estão recorrendo ao desenvolvimento de novos serviços e à inovação como meios essenciais para enfrentar a concorrência e se diferenciar no mercado. Criada em estudo recente, a metodologia IDEATRIZ engloba análise de valor, métodos sistemáticos e heurísticos oriundos da TRIZ para geração de ideias de produtos voltados à manufatura. Porém, a necessidade atual da inovação na área de serviços dada sua importância na economia e, pelo fato da TRIZ já possuir sua aplicação estendida a outras áreas de conhecimento como qualidade, energia e serviços, buscou-se comprovar através deste estudo que a metodologia IDEATRIZ pode ser uma poderosa ferramenta para geração de ideias de serviços. Também buscou-se comprovar que a aplicação direta desta metodologia IDEATRIZ gera ideias de menor qualidade se comparada à mesma metodologia, porém adaptada para serviços. Para validar as hipóteses levantadas foram realizados diversos workshops aplicando a metodologia original e adaptada para coletar ideias e assim comparar os resultados obtidos. Com a aplicação direta da metodologia levantaramse as dificuldades que serviram como base para adaptação da metodologia IDEATRIZ para serviços. Como resultado à IDEATRIZ adaptada, obteve-se a facilidade de uso e a melhoria da abstração dos participantes, pela inclusão de exemplos para serviços através das heurísticas e dos princípios inventivos, e a melhoria da qualidade das ideias geradas. A contribuição obtida com a pesquisa foi estender o campo da IDEATRIZ para uso em inovação de serviços como uma ferramenta de apoio a soluções criativas de problemas de serviços.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3887402450453825pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Marco Aurélio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1589846764295424pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marco Aurélio de-
dc.contributor.referee2Borsato, Milton-
dc.contributor.referee3Seleme, Robson-
dc.contributor.referee4Borges, Paulo César-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEM_M_Weigert, Ana Paula_2016.pdf3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.