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Título: Early Window Tailoring: uma nova abordagem para maximização de fluxos TCP concorrentes e minimização de congestionamento
Título(s) alternativo(s): Early Window Tailoring: a new approach to maximizing concurrent tcp flows and minimizing congestion
Autor(es): Talau, Marcos
Orientador(es): Fonseca, Mauro Sergio Pereira
Palavras-chave: TCP/IP (Protocolo de rede de computador)
Redes de computador - Protocolos
Recursos de rede de computadores
Redes de computadores
Redes locais sem fio
Métodos de Simulação
TCP/IP (Computer network protocol)
Computer network protocols
Computer network resources
Computer networks
Wireless LANs
Simulation methods
Data do documento: 28-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TALAU, Marcos. Early Window Tailoring: uma nova abordagem para maximização de fluxos TCP concorrentes e minimização de congestionamento. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo da camada de transporte que oferece transferência confiável de dados, serviço orientado a conexão, controle de fluxo e controle de congestionamento. O controle de fluxo é utilizado para que a fonte e o receptor informem a quantidade de dados que conseguem receber a cada momento, e o controle de congestionamento é uma medida que tenta prever a quantidade de dados que a rede suportará. O controle de congestionamento funciona através de inferência, segmentos são enviados em volume crescente até a ocorrência de perdas, na ocorrência o volume é diminuído e o processo se repete. Este comportamento leva a problemas que afetam o desempenho do TCP. Neste trabalho é proposto um novo mecanismo, chamado de EWT (Early Window Tailoring), buscando melhorar o desempenho do TCP. O EWT provê ao TCP um retorno do estado da memória do roteador para que ele indiretamente o utilize em sua equação de transmissão, produzindo assim um controle no uso da memória para evitar que ela fique cheia e ocorra o descarte de segmentos. O EWT é compatível com qualquer implementação TCP e não impõe alterações no protocolo. Para avaliar o método foram feitas diversas simulações em cenários com redes com fio, ponto de acesso 802.11, e redes sem fio ad hoc. Em geral, resultados obtidos no simulador de rede ns-3, comparando o EWT com as abordagens drop-tail, RED, ARED, EWA, e AWM, indicaram que o EWT foi eficaz em reduzir o congestionamento, diminuindo o número de perdas, permitindo a existência de um maior número de fluxos concorrentes, reduzindo o tempo de transmissão fim a fim, melhorando o goodput e a justiça.
Abstract: The TCP (Transmission Control Protocol) is a transport layer protocol that offers reliable data transfer, connection-oriented service, flow control and congestion control. Flow control is used só that the source and the receiver inform the amount of data they are able to receive at any given moment, and congestion control is a measure that tries to predict the amount of data that the network will support. The congestion control works through inference, segments are sent in increasing volume until the occurrence of losses, in the event the volume is decreased and the process is repeated. This behavior leads to problems that affect the performance of TCP. In this work, a new mechanism is proposed, called EWT (Early Window Tailoring), seeking to improve the performance of TCP. The EWT provides to TCP a return of the memory state of the router só that it indirectly uses it in its transmission equation, thus producing a control in the use of memory to prevent it from becoming full and discarding segments. EWT is compatible with any TCP implementation and does not impose changes to the protocol. To evaluate the method, several simulations were carried out in scenarios with wired networks, 802.11 access points, and ad hoc wireless networks. In general, results obtained in the ns-3 network simulator, comparing EWT with drop-tail, RED, ARED, EWA, and AWM approaches, indicated that the EWT was effective in reducing congestion, reducing the number of losses, allowing the existence of a greater number of concurrent flows, reducing the end to end transmission time, improving goodput and fairness.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24911
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