Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Sandra Gomes de Oliveira-
dc.creatorZaninelli, Thais Batista-
dc.date.accessioned2021-04-26T16:50:44Z-
dc.date.available2021-04-26T16:50:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationREIS, Sandra Gomes de Oliveira; ZANINELLI, Thais Batista. Aplicação da técnica de grupo de foco: relato de experiência. Revista Cesumar: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maringá, v. 23, n. 2, p. 291-307, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/7052. Acesso em: 23 abr. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2176-9176pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24846-
dc.description.abstractCurrent essay reports the experience of researchers following the Focus Group Technique as a first step in a quality-quantity research. Experience, planning and organization of the focus group are described, coupled to impact on collected data. Since stages in the technique´s development process are given, the relevant items for data collection are described, namely, awareness of participants, organization and composition of the milieu, the conduction of focus groups and data analysis. Consequently, the participants´ attention is exclusively directed towards group activities. The stance of the group´s moderator and their importance to guarantee a discussion on a specific theme are enhanced. The focus group technique is not a simple task since it requires adequate attitudes for in-depth meanings and subjectivity of participants with regard to aspects that involve the work process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Cesumar: Ciências Humanas e Sociais Aplicadaspt_BR
dc.relation.urihttps://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/7052pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0pt_BR
dc.subjectGrupos focais (Técnica de entrevista)pt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectPesquisa - Metodologiapt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectFocused group interviewingpt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.subjectResearch - Methodologypt_BR
dc.subjectInformation sciencept_BR
dc.titleAplicação da técnica de grupo de foco: relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeApplication of focus group technique: report on an experiencept_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO objetivo desse relato é apresentar a experiência das pesquisadoras com a técnica de Grupo de Foco utilizada, como a primeira etapa de uma pesquisa qualiquantitativa. Descreveremos a experiência, o planejamento e a organização do grupo de foco e seu impacto nos dados coletados. Por isso se faz necessário apresentar as etapas utilizadas no processo do desenvolvimento da técnica. Nesse sentido, o trabalho se concentrará em descrever pontos relevantes para a coleta de dados, entre eles a sensibilização dos participantes, a organização e a composição do ambiente, bem como a condução dos grupos de foco e a análise dos dados, permitindo que os participantes tenham sua atenção totalmente direcionada para as atividades grupais. Destacam-se as posições do moderador no grupo e a importância de se garantir uma discussão participativa acerca de determinado tema. A técnica de grupo focal não é tarefa simples, uma vez que se exige dos pesquisadores atitudes adequadas para o aprofundamento acerca dos significados e a subjetividade dos participantes a respeito dos aspectos que envolvem seu processo de trabalho.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17765/1516-2664.2018v23n2p291-307pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaotecnicagruporelato.pdf199,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons