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Título: Orientação para elaboração do plano de segurança contra incêndio e pânico para edificações escolares no estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Guidance for elaboration of the fire and panic safety plan for school buildings in the state of Paraná
Autor(es): Carrato, Beatriz Souza
Orientador(es): Mazzer, Helton Rogério
Palavras-chave: Prevenção de incêndio
Edifícios escolares
Construção civil - Medidas de segurança
Fire prevention
School buildings
Building - Safety measures
Data do documento: 17-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: CARRATO, Beatriz Souza. Orientação para elaboração do plano de segurança contra incêndio e pânico para edificações escolares no estado do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
Resumo: Como o Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) deve ser realizado por engenheiro ou arquiteto, e sendo um processo extenso, detalhista e que pode interferir na liberação do início de uma obra, é essencial que o profissional tenha um bom domínio do assunto para que o mesmo seja realizado de maneira eficiente. Este trabalho segue como um guia didático para que o profissional possa realizar o PSCIP de forma mais rápida e organizada, explicando e exemplificando cada etapa da execução da Planta de Medidas de Segurança, da Planta de Risco e dos memoriais de cálculos necessários à elaboração do PSCIP em edificações classificadas como escolares. Para a melhor interpretação do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e suas respectivas Normas de Procedimento Técnico (NPT), foi realizada uma consultoria com o Corpo de Bombeiros do Município de Campo Mourão, assim como a revisão das NBR’s indicadas nas mesmas. Além dos apontamentos descritos, também foi realizado um projeto genérico fictício de um colégio, o qual engloba características comuns neste tipo de edificação, para que o mesmo seja utilizado como um exemplo prático, ou seja, as medidas de segurança foram classificadas e dimensionadas conforme este projeto. Também foram mantidos os exemplos que se encontram no CSCIP/2017 e nas NPT’s. Após a realização das etapas descritas, obteve-se um guia com ordem cronológica de análise, independente do tipo de edificação, com exemplos de dimensionamento e desenhos gráficos de quase todas as medidas de segurança, sendo elas explicadas separadamente, fazendo com que este trabalho possa servir de referência tanto para edificações escolares quanto para edificações que possuam ocupações, dimensões e situações de projeto similares. Entretanto, este trabalho não exime a consulta e leitura das normas, códigos e leis que definem como construir visando à prevenção e o combate a incêndio.
Abstract: Since Fire Safety and Panic Plan must be performed by an engineer or architect, and this being an extensive, detailed process that can interfere with the liberate of the start of a construction, it is essential that the professional has a good command of the subject so that it can be performed efficiently. Thus, this work follows as a didactic guide so that the professional can carry out the FSPP in a faster and more organized way, explaining and exemplifying each stage of the execution of Safety Measure Plan, Risk Plant and the calculation memorials necessary for the elaboration of FSPP in buildings classified as school building. For a better interpretation of the Fire and Panic Safety Code and their respective Standart of Technical Procedure, a consultation was conducted with the Campo Mourão Fire Department, as well as a review of the NBR's indicated therein. In addition to the written pointing, a fictitious generic design of a college was also carried out, which encompasses common characteristics in this type of building, so that it can be used as a practical example, in other words, safety measures were classified and dimensioned according to this project. However, the examples found in the FPSC and the STP were also kept. After the steps described, a guide with chronological order of analysis was obtained, independent of the type of construction, with examples of sizing and graphic designs of almost all safety measures, being explained separately, making this work useful as a reference both for school buildings and for buildings with occupations, dimensions and similar project situations. However, this work does not exempt the consultation and reading of the norms, codes and laws that define how to build for fire prevention and firefighting.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24784
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