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dc.creatorGomes, Isabel Cristina-
dc.date.accessioned2021-03-03T15:16:55Z-
dc.date.available2021-03-03T15:16:55Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationGOMES, Isabel Cristina. Análise de falha em componente de motor veicular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24515-
dc.description.abstractCurrently they have been widely used, mainly in the automotive Industry. In this sector, which ones are special allies for better vehicle performance. The manufacturing process for obtaining parts for this industry can range from powder metallurgy, forming, machining and die casting. The object of study in this work was based on a part of the aluminum car industry, manufactured by pressure injection, that failed during a forming process in which it was submitted. Through the simulation of Ansys [trade mark], metallographic test, MEV test and Vickers test, it can be concluded that in the alloy cooling process there was the emergence of type α intermetallic, being considered extremely hard. Also from this bias, it was seen that in the forming process there was a tension concentration in the bending region, pointed in the simulation, causing a significant increase in the number of disagreements. As the intermetallic particles are fragile, it can be concluded that the failure process starts in them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motorespt_BR
dc.subjectLigas de alumíniopt_BR
dc.subjectCompostos intermetálicospt_BR
dc.subjectMetalografiapt_BR
dc.subjectLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectAutomobiles - Motorspt_BR
dc.subjectAluminum alloyspt_BR
dc.subjectIntermetallic compoundspt_BR
dc.subjectMetallographypt_BR
dc.subjectFault location (Engineering)pt_BR
dc.titleAnálise de falha em componente de motor veicularpt_BR
dc.title.alternativeFailure analysis in engine componentpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente eles vêm sendo largamente utilizados, principalmente no setor automotivo. Nesse setor, essas ligas são aliadas ímpares para a obtenção de uma melhor performance veicular. O processo de fabricação para obtenção de peças para esse setor pode ir desde a metalurgia do pó, conformação, usinagem e fundição sob pressão. O objeto de estudo neste trabalho, foi com base em uma peça do setor automotivo em alumínio, fabricado por injeção sob pressão, que apresentava falha durante um processo de conformação no qual a mesma era submetida. Através da realização de simulação via Ansys [marca registrada], ensaio metalográfico, ensaio MEV e ensaio Vickers, pode-se concluir que no processo de resfriamento da liga havia o surgimento de intermetálicos do tipo α, sendo os mesmos considerados extremamente duros. Também por esse viés, foi visto que no processo de conformação havia uma concentração de tensão na região da dobra, apontada na simulação, fazendo com que houvesse um aumento significativo no número de discordâncias. Como os intermetálicos são frágeis, pode-se concluir que o processo de falha se inicia nos mesmos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Verástegui, Roger Navarro-
dc.contributor.referee1Verástegui, Roger Navarro-
dc.contributor.referee2Marin, Bianca-
dc.contributor.referee3Aguiar, Denilson José Marcolino de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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