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Título: Iniciação à meditação com crianças de quatro a cinco anos de idade
Título(s) alternativo(s): Initiation to meditation with children from four to five years old
Autor(es): Nichel, Milena
Orientador(es): Stadnik, Adriana Maria Wan
Palavras-chave: Crianças
Relaxamento
Respiração
Meditação
Children
Relaxation
Respiration
Meditation
Data do documento: 28-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NICHEL, Milena. Iniciação à meditação com crianças de quatro a cinco anos de idade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A incidência da ansiedade e o estresse na vida das pessoas têm aumentado ao longo dos anos podendo ser um dos indicadores do aumento de casos de depressão em adultos, jovens, adolescentes e até mesmo, em crianças. Nesta direção, atividades que proporcionam tranquilidade, relaxamento, atenção e concentração em ambientes educacionais estão sendo desenvolvidas como estratégias para reduzir os efeitos dos altos níveis de estresse. Com base nesta ideia, este estudo objetivou ensinar crianças entre quatro a cinco anos de idade dois exercícios, um de respiração e outro de concentração, procurando iniciar a meditação nesta faixa etária. Para concretizar o objetivo proposto foram realizadas: uma formação com a equipe pedagógica da instituição – Centro de Educação Infantil (CEI), e 10 intervenções – sessões de iniciação à meditação, com duas turmas de Educação Infantil (Pré A e Pré B). Participaram do estudo 40 indivíduos, sendo 34 crianças e seis integrantes da equipe pedagógica – quatro professoras, a pedagoga e a diretora. Cada intervenção com as crianças apresentou um diferente plano de aula e, na sequência da realização das atividades contidas em cada um dos planos, foram sistematizadas as informações e os feedbacks coletados pela pesquisadora, em um Diário de Bordo. Adicionalmente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a equipe pedagógica da instituição. Todos os dados coletados durante a investigação foram compilados num único documento, originando o Corpus de Análise da Pesquisa que continha o resumo da reunião inicial de pais e mestres do CEI; os 10 Planos de Aula; as observações e anotações de cada uma das intervenções realizadas com as crianças; os comentários das crianças; os incidentes críticos (positivos/negativos); outras anotações acerca do funcionamento da instituição e/ou impressões da pesquisadora principal; as entrevistas individuais da equipe pedagógica completas; e as observações da pesquisadora principal relativas a essas entrevistas. Esse Corpus foi utilizado como base para a realização da análise dos dados deste estudo. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa foi possível observar que as crianças responderam bem às atividades propostas, associaram informações apreendidas e fizeram relações com o cotidiano e, com base nessas práticas desenvolvidas, obteve-se um Protocolo Adaptado de Meditação para crianças entre quatro a cinco anos de idade. Concluiu-se que é possível iniciar a meditação com crianças da faixa etária pesquisada e que os exercícios de respiração e concentração combinados foram capazes de proporcionar, ao mesmo tempo, uma resposta de relaxamento para as crianças, o controle do próprio corpo e encaminharam-nas para uma atividade de meditação.
Abstract: The incident of anxiety and stress in people’s life has increased over the years, becoming a possible indicator in the increasing of anxiety cases in adults, young, teenagers and even children. In this way, activities that provide tranquility, relaxation, attention and concentration in educational environments have been developed as strategies to reduce the effect of high levels of stress. Based on this idea, this study aimed to teach children between four and five years old two exercises, a breathing one and other of concentration, seeking to start meditation in this age group. To achieve the proposed objective were accomplished: a formation with the institution pedagogical team – Centro de Educação Infantil (CEI) (Early Childhood Center), and 10 interventions – meditation initiation sessions with two early childhood education groups (Preschool A and Preschool B). 40 individuals participated in the study, 34 children and six members of the pedagogical team – four teachers, a pedagogue and the principal. Each intervention with the children has presented a different class plan, and following the implementation of the activities contained in each of the plans, the information and the feedback obtained by the researcher were systematized in a logbook. Farther, it was conducted a semi structured interview with the institution pedagogical team. All data collected during the investigation were compiled into a single document, originating the Research Analysis Corpus which had the summary of the initial parent-teacher meeting of CEI; the 10 class plans; the observations and the notes of each intervention realized with the children; the children’s comments; the critical incidents (positives/negatives); other notes about the running of the institution and/or the lead researcher’s impressions; the individual interviews from the complete pedagogical team; and the lead researcher’s observation regarding these interviews. This Corpus was used as the basis for the data analysis in this study. The data analysis occurred through the content analysis. As a result of the research, it was observed that the children responded well to the proposed activities, they associated the information apprehend and related it with the daily and, based on these developed practices, an Adapted Protocol of Meditation was obtained for children between four and five years old. Thus, it was concluded that is possible to start meditation with children of the age group researched, and that the breathing and concentration exercises combined were able to provide, at the same time, a relaxation response to the children, the control of one’s own body and they were referred to a meditation activity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24236
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