Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJustino, Vanessa Rocha-
dc.date.accessioned2021-02-01T18:41:10Z-
dc.date.available2022-01-01-
dc.date.available2021-02-01T18:41:10Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.citationJUSTINO, Vanessa Rocha. Mulher negra e pesquisadora? (re)articulando o ambiente excludente da UTFPR sob um viés pós-crítico feminista. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24078-
dc.description.abstractConsidering that black women face years of oppression, being subjugated and discriminated, it was investigated the elements that provoke resistance and/or violence in the trajectory of these women, in order to understand how a woman is (re)articulated in the environment of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). Therefore, it is necessary to know the stories that made a black teacher enter the academic career, to weave the network of actors that influence the teacher's professional activity and to understand how the process of resistance of the black teacher occurs, through the rearticulation of the teachers actors who are set before their color. Then, a qualitative research was carried out, with methodological inspiration in the content analysis. An open questionnaire was used as an information collection instrument, and then a heteroautobiographical reading of the research subject's narratives was made. Given this, it was found that the elements that sometimes strengthen the possibility of being a researcher black woman, sometimes weaken this possibility, since they are not dissociated. The teacher went through several stages of life until she arrived at the place of a black woman researcher, stages that at times were violence, and at other times, resistance. The two rearticulated factors made it strong and occupied its exclusive space, thus demystifying the myth of meritocracy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectWomen, Blackpt_BR
dc.subjectWomen teacherspt_BR
dc.subjectCulture - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectDiscriminationpt_BR
dc.titleMulher negra e pesquisadora? (re)articulando o ambiente excludente da UTFPR sob um viés pós-crítico feministapt_BR
dc.title.alternativeBlack woman and researcher? (Re)articulating the exclusionary environment of UTFPR under a feminist post-critical biaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que as mulheres negras enfrentam anos de opressão, sendo subjugadas e discriminadas, investigou-se sobre os elementos que provocam a resistência e/ou violência na trajetória dessas mulheres, a fim de compreender como uma mulher é (re)articulada no ambiente acadêmico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para tanto, é necessário conhecer as histórias que fizeram com que uma professora negra adentrasse a carreira acadêmica, tecer a rede de atores que influenciam na atividade profissional da professora e compreender como se dá o processo de resistência da professora negra, por meio da rearticulação dos atores que são postos diante de sua cor. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, com inspiração metodológica na análise de conteúdo. Utilizou-se um questionário aberto como instrumento de coleta de informações, e então fez-se uma leitura heteroautobiográfica das narrativas da sujeita de pesquisa. Diante disso, verificou-se que os elementos que ora fortalecem a possibilidade de ser mulher negra pesquisadora, ora enfraquecem essa possibilidade, já que não se encontram dissociados. A professora percorreu por diversas etapas da vida até chegar no local de mulher negra pesquisadora, etapas que em momentos foram violência, e em outros momentos, resistência. Os dois fatores rearticulados fizeram com que ela se tornasse forte e ocupasse o espaço que lhe é excludente, desmitificando assim o mito da meritocracia.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Pricinotto, Gustavo-
dc.contributor.advisor-co1Polizel, Alexandre Luiz-
dc.contributor.referee1Pricinotto, Gustavo-
dc.contributor.referee2Polizel, Alexandre Luiz-
dc.contributor.referee3Almeida, Mônica Patrícia de-
dc.contributor.referee4Hyrycena, Ana Carolina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mulhernegrapesquisadora.pdf676,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.