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Título: Estudo experimental do solo do município de Toledo para aplicação na sub-base de um pavimento
Título(s) alternativo(s): Experimental soil study of the municipality of Toledo for application in sub-base of a pavement
Autor(es): Schöler, Guilherme Giovane
Orientador(es): Silva, Elmagno Catarino Santos
Palavras-chave: Solos - Classificação
Pavimentos de asfalto
Mecânica do solo
Soils - Classification
Pavements, Asphalt
Soil mechanics
Data do documento: 5-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SCHÖLER, Guilherme Giovane. Estudo experimental do solo do município de Toledo para aplicação na sub-base de um pavimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
Resumo: Um pavimento de má qualidade prejudica as condições de segurança e conforto de quem o usufrui. Muitas vezes, essa má qualidade está relacionada com a falta de um estudo mais profundo do solo da região. Por esse motivo, procurou-se analisar o solo da cidade de Toledo – PR com o intuito de utilizá-lo na camada de sub-base de um pavimento. Para isso, inicialmente buscou-se compreender melhor, por meio de bibliografias, a estrutura, definição e classificação dos pavimentos. Ademais, a pesquisa apresentou os ensaios e seus métodos de execução, necessários para realizar o trabalho proposto, conforme suas respectivas normas. A metodologia consistiu em classificar o solo conforme a Transportation Researt Board - TRB e determinar o índice de expansão, de acordo com a norma DNIT 172/2016, realizando para isso os ensaios de caracterização e compactação do solo. Posteriormente, o resultado máximo obtido na expansão (0,302%) foi comparado com o valor máximo recomendado para a sub-base (1% para sub-base), concluindo que de acordo com esse parâmetro o solo pode ser utilizado na camada de sub-base do pavimento. Entretanto, segundo a classificação da TRB, o solo ensaiado é do tipo A-7-5, ou seja, um solo argiloso. Por esse motivo, segundo a classificação da Boreau of Public Roads - BPR somente recomenda a utilização desse solo nas camadas do pavimento em ocasiões especiais, como por exemplo, realizando uma estabilização granulométrica do mesmo. Outro fator que desaprova a utilização do solo ensaiado na camada de sub-base é o fato de apresentar IG igual a 12,8, enquanto que o valor sugerido para essa camada é zero. Além disso, por conta do limite de liquidez – LL do solo ser igual a 56%, o solo é classificado como muito compressível. Por isso, não aconselha-se a utilização do mesmo na camada de sub-base, uma vez que a compressibilidade pode causar recalques e, por consequência, causar patologias nesse pavimento, como buracos, fissuras e abaulamentos. Por fim, diante desses fatores, não recomenda-se aplicar o solo natural estudado na camada de sub-base do pavimento asfáltico, visto que, além da expansão, nenhum outro parâmetro mostrou-se favorável à utilização do mesmo.
Abstract: Poor quality flooring damages the safety and comfort of those who enjoy it. Often, this poor quality is related to the lack of a deeper study of the soil of the region. For this reason, we tried to analyze the soil of the city of Toledo - PR with the intention of using it in the sub-base layer of a pavement. To do this, we first sought to better understand, through bibliographies, the structure, definition and classification of pavements. In addition, the research presented the tests and their methods of execution, necessary to carry out the proposed work, according to their respective norms. The methodology consisted in classifying the soil according to the Transportation Researt Board (TRB) and determining the expansion index, in accordance with the DNIT 172/2016 standard, performing soil characterization and compaction tests. Afterwards, the maximum result obtained in the expansion (0.302%) was compared with the maximum value recommended for the sub-base (1% for sub-base), concluding that according to this parameter the soil can be used in the sub- base of the floor. However, according to the classification of the TRB, the soil tested is type A-7-5, that is, a clay soil. For this reason, according to the classification of Boreau of Public Roads - BPR only recommends the use of this soil in the layers of the pavement in special occasions, as for example, realizing a granulometric stabilization of the same. Another factor that disapproves of the use of the soil tested in the sub-base layer is the fact that it presents IG equal to 12.8, whereas the suggested value for this layer is zero. In addition, because of the liquidity limit - LL of the soil being equal to 56%, the soil is classified as very compressible. Therefore, it is not advisable to use it in the sub-base layer, since the compressibility can cause settlements and, consequently, cause pathologies in the pavement, such as holes, cracks and bulges. Finally, in view of these factors, it is not recommended to apply the natural soil studied in the sub-base layer of the asphalt pavement, since, in addition to the expansion, no other parameter was favorable to the use of the same.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24031
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