Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23969
Título: Metodologia de controle de estoque em uma indústria fabricante de motores de combustão interna
Título(s) alternativo(s): Inventory control methodology in an internal combustion engine manufacturer
Autor(es): Batista, Bernardo Baraldi Mendes
Orientador(es): Lara, Adriano Perpétuo de
Palavras-chave: Controle de estoque
Peças de máquinas - Controle de estoque
Motores de combustão interna - Peças
Logística
Custo industrial
Inventory control
Machine parts - Inventory control
Internal combustion engines - Parts
Logistics
Costs, Industrial
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BATISTA, Bernardo Baraldi Mendes. Metodologia de controle de estoque em uma indústria fabricante de motores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A metodologia de estoque é um tema muito importante para empresas em geral. Tendo a sua importância destacada ao nível de serviço entregue ao cliente e aos custos de operação da empresa. Para uma empresa fabricante de motores de combustão interna a preocupação com o nível de serviço a ser entregue em suas peças de reposição ao cliente é de extrema importância, visto o alto valor agregado que exige agilidade para resolver o problema presente no equipamento. Assim neste trabalho é discutido a importância da logística para as empresas e clientes, são descritas também algumas das metodologias de controle de estoque presente na literatura e a sua importância, além do modelo de negócio ao qual o projeto pretende solucionar, a forma metodológica aplicada ao projeto, adotada a metodologia ABC e Curva de Pareto. Além disso, foram selecionados dados da indústria na qual deseja solucionar o problema, elaborada a análise com base na literatura e nos dados fornecidos, realizadas as classificações ABC por faturamento, lucro e quantidade de itens e analisada a sazonalidade das vendas. A partir das análises realizadas foi possível verificar que a classificação por faturamento e lucro seguem o mesmo perfil, ao contrário da classificação por quantidade de itens vendidos. A análise permitiu concluir que apenas 11% do portfólio é responsável por 80% do faturamento. E também que 95% do faturamento, Classes A (80% do faturamento) e B (15% do faturamento), são representados por 11% do portfólio referentes a Classe A e 20% referentes a Classe B, totalizando 31%.
Abstract: A metodologia de estoque é um tema muito importante para empresas em geral. Tendo a sua importância destacada ao nível de serviço entregue ao cliente e aos custos de operação da empresa. Para uma empresa fabricante de motores de combustão interna a preocupação com o nível de serviço a ser entregue em suas peças de reposição ao cliente é de extrema importância, visto o alto valor agregado que exige agilidade para resolver o problema presente no equipamento. Assim neste trabalho é discutido a importância da logística para as empresas e clientes, são descritas também algumas das metodologias de controle de estoque presente na literatura e a sua importância, além do modelo de negócio ao qual o projeto pretende solucionar, a forma metodológica aplicada ao projeto, adotada a metodologia ABC e Curva de Pareto. Além disso, foram selecionados dados da indústria na qual deseja solucionar o problema, elaborada a análise com base na literatura e nos dados fornecidos, realizadas as classificações ABC por faturamento, lucro e quantidade de itens e analisada a sazonalidade das vendas. A partir das análises realizadas foi possível verificar que a classificação por faturamento e lucro seguem o mesmo perfil, ao contrário da classificação por quantidade de itens vendidos. A análise permitiu concluir que apenas 11% do portfólio é responsável por 80% do faturamento. E também que 95% do faturamento, Classes A (80% do faturamento) e B (15% do faturamento), são representados por 11% do portfólio referentes a Classe A e 20% referentes a Classe B, totalizando 31%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23969
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2019_2s_36.pdf
  Disponível a partir de 2219-11-29
1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.