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dc.creatorBarth, Shelley Cristine-
dc.date.accessioned2021-01-20T20:25:27Z-
dc.date.available2021-01-20T20:25:27Z-
dc.date.issued2019-11-28-
dc.identifier.citationBARTH, Shelley Cristine. Hábitos alimentares em alunos do oitavo ano: diagnóstico e prevenção de doenças relacionadas ao consumo de alimentos ultraprocessados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23924-
dc.description.abstractThis paper aims to raise the awareness of youngsters between 13 and 14 years old about eating habits and their influence in their present and future quality of life. Research indicates a significant increase of obesity and hypertension cases between children and teenagers, which can entail in future chronic noncommunicable diseases (CNCDs), which can interfere in the quality and expectancy of life. As methodological process a didactic sequence was applied with 62 students of the Father Carlos Zelesny State School of Ponta Grossa, Paraná. Focusing in the social reality of the students, which was identified by questionnaires that guided the research. The enlightenment about eating habits is independent of socioeconomic conditions, since ultra processed food can be found in the trivial diets of the world population. There is little information in schools and in daily life about the production and excessive consumption consequences of such products, which are unleashed by their attractive shapes, colours and taste. This practice was executed with three classes of the eighth grade, whose activities were split into four discreet works: the analysis of a table about the chemical composition of foods, the questionnaires, the expository class and a game about eating habits. Working with eating-related diseases in schools can help students acquire knowledge on the theme, but in itself is not enough to change eating habits. Such a change can only be made through the collaboration of schools and governmental agencies, together with the mainstream media so that the population as a whole can improve its eating habits.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.subjectAlimentos - Consumopt_BR
dc.subjectAvaliação de riscos de saúdept_BR
dc.subjectDoenças crônicaspt_BR
dc.subjectFood habitspt_BR
dc.subjectFood consumptionpt_BR
dc.subjectHealth risk assessmentpt_BR
dc.subjectChronic diseasespt_BR
dc.titleHábitos alimentares em alunos do oitavo ano: diagnóstico e prevenção de doenças relacionadas ao consumo de alimentos ultraprocessadospt_BR
dc.title.alternativeEating habits in eighth graders: diagnosis and prevention of diseases related to the consumption of ultra-processed foodspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo sensibilizar jovens de 13 a 14 anos a respeito de hábitos alimentares e sua influência na qualidade de vida presente e futura. Pesquisas apontam um aumento significativo entre crianças e adolescentes de casos de obesidade e hipertensão arterial, o que pode acarretar em DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis) futuras, interferindo na qualidade de vida e diminuindo sua expectativa. Como processo metodológico foi aplicada uma sequência didática com 62 alunos do Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, Ponta Grossa, Paraná. Tendo como foco a realidade dos alunos, a qual foi identificada por meio de questionários que nortearam a pesquisa. A sensibilização a respeito dos hábitos alimentares é independente das condições socioeconômicas, uma vez que os alimentos ultraprocessados estão presentes no cotidiano da população mundial. Há poucas informações sobre sua produção, nas escolas e na vida cotidiana, bem como as consequências do consumo excessivo desses produtos, desencadeado por suas formas, sabores e cores atrativos. A prática desse trabalho contou com três turmas do oitavo ano cujas atividades foram divididas em quatro momentos: a tabela de análise da composição química dos alimentos, os questionários, a aula expositiva e o jogo dos hábitos alimentares. Trabalhar a prevenção de doenças relacionadas à alimentação nas escolas é um meio eficaz para que os alunos adquiram conhecimento a respeito do tema, porém, não é capaz de alterar os hábitos alimentares, para se reverter essa situação é necessária a ação de órgãos governamentais em parceria com as escolas e os meios de comunicação para que a população também possa ter conhecimento e melhorar seus hábitos alimentares.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Bowles, Simone-
dc.contributor.advisor-co1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1Bowles, Simone-
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee3Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee4Guimarães, Adriana Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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