Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPadilha, Aline Aparecida-
dc.creatorSobotka, Maryele-
dc.date.accessioned2021-01-19T02:08:17Z-
dc.date.available2021-01-19T02:08:17Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationPADILHA, Aline Aparecida; SOBOTKA, Maryele. História em quadrinhos como ferramenta para a introdução a genética no ensino de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23894-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Aprendendo genéticapt_BR
dc.description.abstractThe teaching of genetics is very complex, so the elementary school students feel very difficult to learn the contents. In this work, five comic books were developed, in order to help teachers in this area of education to teach children and young people with difficulty in learning in the field of genetics. Having as objective this work, to analyze the use of comic history as a mediator tool of teaching genetics from situations involving genetics and its applications. The data were collected through other documents, researched in the Journal of Capes. It was possible to conclude that comic books is a didactic tool capable of helping students, favoring a more dynamic and effective learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectComic books, strips, etcpt_BR
dc.subjectGeneticspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleHistória em quadrinhos como ferramenta para a introdução a genética no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeComic history as a tool for the introduction of genetics in science teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de genética é muito complexo e embora seja mais aprofundando no Ensino Médio, no ensino fundamental alguns conceitos introdutórios à temática se fazem presentes. No entanto, muitos alunos do ensino fundamental sentem muita dificuldade em aprender os conteúdos, especialmente aqueles relacionados a Genética. Buscando preencher essa lacuna, objetivou-se nesse trabalho desenvolver cinco histórias em quadrinhos que envolvem áreas de aplicação desta temática da disciplina de Ciências, com o intuito de ajudar professores nessa área de educação a ensinar crianças e jovens com dificuldade em aprendizado nesta área. Para tanto, buscou-se analisar o uso da história em quadrinhos como ferramenta mediadora do ensino de genética a partir de situações envolvendo a genética e suas aplicações. Os dados foram coletados por meio de artigos indexados ao periódico da capes, enquanto as histórias foram desenvolvidas no site “Meu Gibi” de uso gratuito. Como resultados têm-se a proposta das cinco histórias em quadrinhos desenvolvidas que estarão disponíveis para download e anexas a este documento.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mario José Van Thienen da-
dc.contributor.advisor-co1Dias, Jézili-
dc.contributor.referee1Silva, Mario José Van Thienen da-
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee3Postigo, Matheus Pereira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_2_01.pdf4,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_COLIC_2018_2_01_produto.pdf3,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.