Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Roger Luiz Pereira da-
dc.date.accessioned2021-01-05T01:59:55Z-
dc.date.available2021-01-05T01:59:55Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.citationSILVA, Roger Luiz Pereira da. Linguagem Afrofuturista no videoclipe Nave de Xênia França. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23693-
dc.description.abstractIn this paper, I intend to identify how Afrofuturist language appropriates representation codes in an audiovisual design project, such as a music video. Being a strategy of resistance against racism. For this, the object of study is the music video of Nave, by Brazilian artist Xênia França. As a methodology, a bibliographic review is performed from the studies of identity representation (Stuart Hall), Black Movement (Nilma Lino Gomes) and Afrofuturism (Ytasha Womack). Thus, the search understands how design techniques become crucial tools for the construction of images and social emancipations, changing as strategies inserted in the music video.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e culturapt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectLanguage and culturept_BR
dc.subjectBlacks - Race identitypt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectAudio-visual materialspt_BR
dc.titleLinguagem Afrofuturista no videoclipe Nave de Xênia Françapt_BR
dc.title.alternativeAfrofuturist language in the music vídeo Nave of Xênia Françapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é identificar como a linguagem Afrofuturista se apropria de códigos de representação em um projeto de design audiovisual, como uma estratégia de resistência em relação ao racismo. Para isso, o objeto de estudo é o videoclipe da música Nave, da artista brasileira Xênia França. A metodologia de análise esta baseada em uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de representação identitária (Stuart Hall), Movimento Negro (Nilma Lino Gomes) e Afrofuturismo (Ytasha Womack). Assim, este estudo demonstra como as técnicas de design inseridas no videoclipe se tornam ferramentas cruciais para a construção imagética e emancipação social.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.advisor-co1Amstel, Frederick Van-
dc.contributor.referee1Kampa, Erick Renan-
dc.contributor.referee2Santos, Ana Paula-
dc.contributor.referee3Santos, Marines Ribeiro dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2019_2_18.pdf3,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.