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dc.creatorPadilha, Marjorie Patricia-
dc.date.accessioned2020-12-22T23:33:05Z-
dc.date.available2020-12-22T23:33:05Z-
dc.date.issued2020-10-22-
dc.identifier.citationPADILHA, Marjorie Patricia. O papel modalizador dos adjetivos em redações do ENEM. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23586-
dc.description.abstractThis dissertation is based on the relation between language and technology. Therefore, we understand that the language is a system of signs over which different symbolic forms are manifested (CASSIRER, 2001). For this reason, language mainly serves to live, as it is imbued with meaning (BENVENISTE, 1989). Because it is located in the area of knowledge, we consider that language is a technology, based on Cupani (2004) and Vieira Pinto (2005). Grounded on Dascal’s theory, we also intend to verify language as cognitive technology. From this, the digital tool Tropes is used to quantify the corpus. Thus, the present work discusses how adjectives contribute to the construction of argumentation in Enem’s textual productions of 2018 (National High School Examination). In this sense, we seek to verify how the adjectives relate to the notions of modality how this demonstrates the choice of certain elements over others in this textual genre. To mention the Enem essay genre, Bakhtin’s studies (2016) are mobilized. The studies of Saeed (2003), Ilari and Basso (2008) and Castilho (2005) are used to approach epistemic and deontic modal categories. From this approach, the focus involves the modal load that the adjective attributes to the text. For that, the theory of possible worlds, and, consequently, the notions of modal force, modal base and ordering source brought by Kratzer (2006) are used. This focus aims to show that the adjectives found in the texts are epistemic and deontic, and, through the analysis, we seek to highlight the argumentative force that this category grants to this specific type of text. Such verification is done based on degree parameters and comparison scales.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectAdjetivopt_BR
dc.subjectDialogismo (Análise literária)pt_BR
dc.subjectLógica deônticapt_BR
dc.subjectModalidade (Lógica)pt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectAdjectivept_BR
dc.subjectDialogism (Literary analysis)pt_BR
dc.subjectDeontic logicpt_BR
dc.subjectModality (Logic)pt_BR
dc.subjectKnowledge, Theory ofpt_BR
dc.titleO papel modalizador dos adjetivos em redações do ENEMpt_BR
dc.title.alternativeThe modality function of the adjectives in Enem’s textual productionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como base a relação entre a linguagem e a tecnologia. Desta forma, entende-se que a linguagem é um sistema de signos sobre a qual manifestamse diferentes formas simbólicas (CASSIRER, 2001). Por isso, a linguagem serve, sobretudo, para viver, pois está imbuída de significado (BENVENISTE, 1989). Por situar-se no campo do conhecimento, considera-se que a linguagem é uma tecnologia, baseado em Cupani (2004) e Vieira Pinto (2005). Alicerçado na teoria de Dascal, busca-se ainda verificar a linguagem como tecnologia cognitiva. A partir de então, a ferramenta digital Tropes é mobilizada para a quantificação do corpus. Assim, o presente trabalho discute como os adjetivos contribuem para a construção da argumentação nas produções textuais nota mil do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2018. Nesse sentido, buscamos verificar o modo como os adjetivos se relacionam com as noções de modalidade e como isso demonstra a escolha de determinados elementos em detrimento de outros nesse gênero textual. Para tratar do gênero redação do Enem, os estudos de Bakhtin (2016) são mobilizados. Utilizase os estudos de Saeed (2003), para a abordagem das categorias modais epistêmicas e deônticas, assim como Ilari e Basso (2008) e Castilho (2016). A partir de então, o foco gira em torno da carga modal que o adjetivo atribui ao texto. Para tanto utiliza-se a teoria dos mundos possíveis, e, consequentemente, as noções de força modal, base modal e fonte de ordenação estudadas por Kratzer (2012). Esse enfoque busca mostrar que os adjetivos encontrados nos textos são epistêmicos e deônticos, e por meio dessa análise busca-se ressaltar a força argumentativa que essa categoria concede a esse tipo específico de texto. Tal verificação é feita com base em parâmetros de grau por meio de escalas de comparação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8557-7997pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9188594641299942pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4014-5610pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670264521787554pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee2Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4014-5610pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670264521787554pt_BR
dc.contributor.referee3Wachowicz, Teresa Cristina-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2917-4031pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4288926144523462pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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