Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23535
Título: Gerenciamento de implantação de sistemas ERP com Scrum: estudo de caso SaúdeFoz
Autor(es): Lelis, Gustavo Araujo
Orientador(es): Gavioli, Alan
Palavras-chave: Gerenciamento de recursos de informação
Sistemas de informação gerencial
Sistemas de recuperação da informação - Saúde pública
Information resources management
Management information systems
Information storage and retrieval systems - Public health
Data do documento: 23-Mar-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LELIS, Gustavo Araújo. Gerenciamento de implantação de sistemas ERP com Scrum: estudo de caso SaúdeFoz. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Os governos públicos e suas entidades em geral estão buscando cada vez mais agregar valores para seu negócio, de modo que consigam agilizar o acesso a informação, criar meios de auxílio a tomadas de decisões, coletar a informação em tempo real e eliminar o retrabalho. Com isso, muitos governos buscam soluções ERP (Enterprise Resource Planning), mas passam por grandes problemas durante sua implantação, especialmente no que diz respeito ao tempo de sua completa execução. Assim, implantações que por vezes são estimadas em meses, duram anos e isto acarreta em grande desgaste, não só pelo tempo perdido, como principalmente pelos altos custos que são gerados. Com base nesses fatores, surge o interesse em utilizar uma metodologia ágil durante o processo de implantação de sistemas ERP, implantando assim um sistema ERP na esfera pública municipal de forma mais eficaz. Este trabalho adota práticas do Scrum no gerenciamento de implantação, tendo como caso real a implantação do sistema Saúde Foz, sistema desenvolvido para atender exclusivamente os serviços de saúde prestados pelo município de Foz do Iguaçu.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23535
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Software: Metodologias e Práticas de Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENGESS_I_2012_10.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.