Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23343
Título: Análise das condições sanitárias de trabalhadores da exploração florestal de uma área de manejo localizada no município de Porto Velho no estado de Rondônia
Autor(es): Strassmann, Evelyn
Orientador(es): Oliveira, Laércio Pereira de
Palavras-chave: Saneamento rural
Trabalhadores rurais
Engenharia sanitária
Sanitation, Rural
Agricultural laborers
Sanitary engineering
Data do documento: 21-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: STRASSMANN, Evelyn. Análise das condições sanitárias de trabalhadores da exploração florestal de uma área de manejo localizada no município de Porto Velho no estado de Rondônia. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: Considerando a expansão das fronteiras da atividade agrícola no Brasil, que passou pela região litorânea da Mata Atlântica, chegando mais recentemente até a Amazônia, e, também do aumento do PIB do agronegócio brasileiro, mostrando resultados positivos para os primeiros meses de 2013, esperava-se que como os indicadores econômicos, os sociais também obtivessem saldo positivo. No entanto dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT) afirmam terem sidos libertados em todo Brasil 40 mil trabalhadores de trabalhos análogos à escravidão. No estado de Rondônia o INCRA recebe frequentemente ofícios do Ministério Público, com indicações de áreas pra desapropriação em virtude do trabalho análogo ao escravo nas mesmas. Em propriedade rural no município de Porto Velho que fica no estado de Rondônia, foram analisadas as condições sanitárias de trabalhadores rurais, em uma área de manejo florestal. Pôde-se averiguar inúmeras irregularidades com relação a Norma Regulamentadora-NR 31, colocando em risco a segurança, a saúde e ferindo os direitos desses trabalhadores. Indicou que o verdadeiro problema é uma questão cultural aliada a falta da fiscalização pelos órgãos competentes e a carência de políticas públicas que incentivem e forneçam informações necessárias para transformar a visão de empregadores e empregados, sobre os perigos a que os trabalhadores rurais estão sendo expostos, visando uma melhora nas condições sanitárias a que os trabalhadores vem sendo submetidos.
Abstract: Considering the expansion of the borders of agricultural activity in Brazil, which crossed the A Atlantic coastal region, recently coming to Amazon and also the in crease in GDP (Gross Domestic Product) of Brazilian agribusiness, showing positive results for the first months in the year of 2013, it was expected that like the economic indicators, the social indicators also would obtain positive results. However, data presented by the International labour Organization (ILO), confirms the release of40.000 workers from slavery activities. In the State of Rondônia, INCRA often receives letters from Public Prosecutors, indicating areas for expropriation due to slave work in those same areas. In rural property in the city of Porto Velho inRondônia, health and environmental conditions or rural workers were.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23343
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEEST_1_2012_06.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.