Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23309
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrates, Eloise
dc.date.accessioned2020-11-26T11:18:28Z-
dc.date.available2020-11-26T11:18:28Z-
dc.date.issued2014-03-08
dc.identifier.citationPRATES, Eloise. Relação econômica entre custo operacional de arraste de madeira para classes de distâncias e construção de estradas florestais. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23309-
dc.description.abstractThe forestry companies are looking for synergy between operations in order to minimize the overall costs of the transferred wood to the papers mills or to sawmills customers. This paper examined if the investment in secondary or graveled roads is viable with respect to skidding wood into classes of pre-defined distances with tractor type "skidder" for Pinus spp forests with more than 1.8 m³ / tree with the main customers of sawmills, plywood, and furniture industries destination, and IAV average of 0.35 m³ of Eucalyptus spp / tree, with purpose to manufacturing process. The study indicates that investment of roads intermediary are viable for both forests and graveled roads only for forests of Pinus spp.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIndústria madeireirapt_BR
dc.subjectEstradas florestaispt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectForest products industrypt_BR
dc.subjectForest roadspt_BR
dc.subjectProduction engineeringpt_BR
dc.titleRelação econômica entre custo operacional de arraste de madeira para classes de distâncias e construção de estradas florestaispt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs empresas do setor florestal, atualmente buscam sinergia entre as operações com objetivo de minimizar os gastos totais da madeira posta fábrica ou clientes para serrarias. Neste trabalho é analisado se o investimento em estradas secundárias ou cascalhadas é viável em relação ao arraste de madeira em classes de distâncias pré definidas com trator tipo “skidder” para florestas de Pinus spp. com VMI superior a 1,8 m³/ árvore com destino principal à clientes de serrarias, laminadoras, moveleiras, e com VMI médio de 0,35m³/ árvore de Eucaliptus spp. com finalidade única para processo fabril. O estudo indica que o investimento de estradas intermediárias são viáveis para ambas as florestas e para estradas cascalhadas somente para as florestas de Pinus spp.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Luis Mauricio Martins de
dc.contributor.referee1Resende, Luis Mauricio Martins de
dc.contributor.referee2Resende, Luis Mauricio Martins de
dc.contributor.referee3Resende, Luis Mauricio Martins de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEEP_2014_1_12.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.