Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2308
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paulo Cesar da-
dc.date.accessioned2017-08-18T17:54:51Z-
dc.date.available2017-08-18T17:54:51Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Cesar da. Análise do facebook da prefeitura municipal de Curitiba: desafio da Comunicação. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2308-
dc.description.abstractWith the increasing use of the Internet and new technologies especially social media, communication tends to popularize. In line with this moment the public administration also realized in social media tools a new bias of communication. The availability of public information supported by advances in information and communication technology tools - ICTs - imposed new demands and opportunities for public management. This model can be understood as a dynamic instrument being the basis of an open and democratic communication platform, it can also be understood as an instrument of city image maintenance. This thesis aims to analyze the role of Facebook of the Curitiba City Hall as a public communication tool from the perspective of their own City Hall. The intention is to understand what is the main aim of the use of this instrument? What are the motivations and values that the page looking forward to your users? Who are these users? What language techniques used? Thus, this work presents a Facebook page analysis of the Curitiba City Hall, because of its distinctive language and the large number of followers compared to other Brazilian cities. They will be analyzed and interpreted the 30 most commented posts in 2015, using content analysis by a group of logical-semantic indicators. The main findings reinforce the idea that the City, when creating your Facebook page, aims to reach young people in particular and create a consensus on the city's image, helping to legitimize the model city projectpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação na administração públicapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectCommunication in public administrationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.titleAnálise do facebook da prefeitura municipal de Curitiba: desafios na comunicaçãopt_BR
dc.title.alternativeFacebook analysis of the Curitiba city hall: challenges in communicationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom o uso crescente da internet e das novas tecnologias em especial as mídias sociais, a comunicação tende a se popularizar. Em consonância com esse momento a gestão pública também percebeu nas ferramentas de mídias sociais um novo viés de comunicação. A disponibilização da informação pública sustentada pelo avanço das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação – TICs – impôs novas exigências e oportunidades para a gestão pública. Este modelo pode ser compreendido como um instrumento dinâmico sendo a base de uma plataforma aberta e democrática de comunicação, como também pode ser entendido como um instrumento da manutenção da imagem da cidade. Esta dissertação tem como objetivo analisar o papel do Facebook da Prefeitura Municipal de Curitiba como ferramenta de comunicação pública pela ótica da própria Prefeitura. A intenção é compreender qual é o objetivo principal com a utilização deste instrumento? Quais as motivações e os valores que a página procura transmitir aos seus usuários? Quem são esses usuários? Quais as técnicas de linguagem utilizadas? Desta forma, este trabalho apresenta uma análise da página do Facebook da Prefeitura Municipal de Curitiba, devido à sua linguagem diferenciada e o elevado número de seguidores em comparação com outras capitais brasileiras. Serão analisadas e interpretadas as 30 postagens mais comentadas no ano de 2015, por meio de um grupo de itens de análise lógico-semânticos. As principais conclusões reforçam a ideia de que a Prefeitura, ao criar sua página no Facebook, tem como objetivo atingir os jovens, em especial, e criar um consenso sobre a imagem da cidade, colaborando para legitimar o projeto de cidade-modelo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7590114595390198pt_BR
dc.contributor.advisor1Polli, Simone Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438496652854236pt_BR
dc.contributor.referee1Polli, Simone Aparecida-
dc.contributor.referee2Silva, Christian Luiz da-
dc.contributor.referee3Faria, José Ricardo Vargas de-
dc.contributor.referee4Souza, Maurini de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGPGP_M_Silva, Paulo Cesar da-2016.pdf87,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.