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Título: Gestão de pessoas por competências na área pública
Autor(es): Amano, Roberta Leiko
Orientador(es): Pastro, Ivete Inês
Palavras-chave: Capital humano
Eficiência organizacional
Administração de pessoal
Administração pública
Human capital
Organizational effectiveness
Personnel management
Public administration
Data do documento: 24-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: AMANO, Roberta Leiko. Gestão de pessoas por competências na área pública. 2014. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: A Gestão de pessoas por competências tem sido uma ferramenta bastante pertinente no meio organizacional, embora complexa, pode contribuir com os resultados de uma organização. O presente trabalho aborda, por meio de pesquisa bibliográfica, o conjunto de ações que essa ferramenta proporciona nos subsistemas de recursos humanos, aliada a outras ferramentas de gestão, e procura demostrar como ela pode melhorar a qualidade dos serviços prestados por instituições públicas, onde há estruturas mais rígidas e resistentes a mudanças. Nesse contexto, o funcionário público é um elemento-chave desse processo, pois é ele quem tem a capacidade de integrar e gerir as competências internas necessárias para o seu desenvolvimento e o da organização. Constatou-se que há diversos desafios na área pública, entre eles, a dificuldade de se promover uma valorização do desempenho profissional, por meio de remuneração vinculada, com o objetivo de valorizar comportamentos e “entregas” que vão ao encontro das expectativas organizacionais. Contudo, a ferramenta pode ser bem sucedida, pode melhorar processos de seleção, desenvolvimento, avaliação e remuneração de pessoas, se houver uma mudança de cultura, o que requer planejamento, sensibilização e amadurecimento dos profissionais que atuam na área pública.
Abstract: The competency-based management has been a quite relevant tool in the environmental organization which can contribute to the results of an organization, despite it's complexity. This paper analyzes, supported by an extensive bibliographical research, the set of actions that this tool provides the subsystems of human resources combined with other management tools, to demonstrate how it can improve the quality of services provided by public institutions, notoriously more rigid and resistant to changes. In this context, the public servant is a key element of this process, for he is the one with the ability to integrate and manage the internal competencies necessary for his own development and that of the organization. There are several challenges in the public area, among them the difficulty to promote the appreciation of individual professional performance linked to a financial incentive, proportional to the efficiency, for the purpose of estimulating behaviours and deliveries that meet the organization expectations. However, a succesfull implementation of the competency-based management can improve the process of public servants selection, evaluation, and remuneration, which requires planning, awareness and maturing of professionals in the public area.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23026
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