Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Guilherme Fernando-
dc.date.accessioned2017-08-15T17:03:50Z-
dc.date.available2017-08-15T17:03:50Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Guilherme Fernando. Proposta de classificação de métodos de previsão de demanda para novos produtos: estudo no sistema brasileiro de franquias. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2299-
dc.description.abstractThis research was concerned in discussing demand forecasting to new products and realized a study in order to propose an assortment of demand forecasting methods to new products considering the Brazilian franchising system features. For this purpose, was used the questionnaire type data collection technique and was realized a questionnaire validation in four areas: psychology, statistics, specialists and Portuguese language, beyond the application of the Cronbach alpha coefficient – that resulted in a high rating global coefficient, which demonstrates the questionnaire is reliable and consistent. In order to contribute to the purpose treatment, was used an approach based on the principles of the method of multicriteria decision support, ELECTRE TRI. To apply the method, was used the IRIS 2.0 software. The results analysis was realized in three franchising segments. To the segment of bars, restaurants, bakeries and pizzerias, on additions to existing product lines category, the results show the methods market research, historical analogy, sceneries simulation, sales team research, Box-Jenkins (ARIMA) and regression analysis, they fit in recommended methods category. To the cosmetics and perfumery segment, on additions to existing product lines category, results show market research, delphi method, historical analogy, sceneries simulation, sales team research, moving average and Box-Jenkins (ARIMA), they fit in recommended methods category. To the bookstores, graphics and signage segment, on new products for the company category, results show market research, delphi method, historical analogy, sceneries simulation, sales team research, they fit in recommended methods category. Was possible to note demand forecasting for new products should incorporate specific characteristics of the markets as diversity in consumer preference and socio-economic changes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectProdutos novospt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectNew productspt_BR
dc.subjectProduction engineeringpt_BR
dc.titleClassificação de métodos de previsão de demanda para novos produtos: estudo no sistema brasileiro de franquiaspt_BR
dc.title.alternativeClassification demand forecasting methods for new products: a study in the brazilian franchising systempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa preocupou-se em discutir a temática de previsão de demanda para novos produtos e realizou um estudo que teve como objetivo propor uma classificação de métodos de previsão de demanda para novos produtos considerando as características do sistema brasileiro de franquias. Utilizou-se a técnica de coleta dos dados do tipo questionário e realizou-se uma validação do mesmo em quatro esferas: psicologia, estatística, especialistas e língua portuguesa, além da aplicação do coeficiente alfa de Cronbach – que resultou em um coeficiente global com classificação alta, o que demonstra a confiabilidade e consistência do questionário. Com o intuito de contribuir para o tratamento do objetivo em questão, utilizou-se uma abordagem fundamentada nos princípios do método de apoio multicritério à decisão, o ELECTRE TRI. Para a aplicação do método utilizou-se o software IRIS 2.0. A análise dos resultados foi realizada em três segmentos de franquias. Para o segmento de bares, restaurantes, padarias e pizzarias, na categoria de adições a linhas existentes de produtos, os resultados mostram que os métodos pesquisa de mercado, analogia histórica, simulação de cenários, pesquisa da equipe de vendas, Box-Jenkins (ARIMA) e a análise de regressão enquadraram-se na categoria dos métodos recomendado. No segmento de cosméticos e perfumaria, na categoria de adições a linhas existentes de produtos, os resultados mostram que os métodos pesquisa de mercado, método delphi, analogia histórica, pesquisa da equipe de vendas, média móvel e Box-Jenkins (ARIMA) enquadraram-se na categoria dos métodos recomendado. O segmento de livrarias, gráficas e sinalização, na categoria de novos produtos para a empresa, os resultados mostram que os métodos pesquisa de mercado, método delphi, analogia histórica, simulação de cenários e pesquisa da equipe de vendas enquadraram-se na categoria dos métodos recomendado. Foi possível observar que a previsão de demanda para novos produtos deve incorporar características específicas dos mercados como a diversidade na preferência dos consumidores e as mudanças socioeconômicas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122241592407637pt_BR
dc.contributor.advisor1Braghini Junior, Aldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1542491584454798pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Kachba, Yslene Rocha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8481494957291357pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Rony Peterson da-
dc.contributor.referee2Kachba, Yslene Rocha-
dc.contributor.referee3Trojan, Flavio-
dc.contributor.referee4Braghini Junior, Aldo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Ribeiro, Guilherme Fernando_2016.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.