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Título: A influência da liderança na comunicação interna e nos estímulos a (des)motivação
Título(s) alternativo(s): The influence of leadership on internal communication and stimuli (de)motivation
Autor(es): Pereira, Sandra Alves
Orientador(es): Pastro, Ivete Inês
Palavras-chave: Serviços ao cliente - Avaliação
Administração pública
Administração de conflitos
Motivação no trabalho
Grupos de trabalho
Liderança - Satisfação no trabalho
Customer services - Evaluation
Public administration
Conflict management
Employee motivation
Teams in the workplace
Leadership - Job satisfaction
Data do documento: 18-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PEREIRA, Sandra Alves. A influência da liderança na comunicação interna e nos estímulos a (des)motivação. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática abordar a influência da liderança na comunicação e como esta tem refletido sobre os estímulos a (des)motivação dos servidores públicos que prestam serviço na Secretaria da Receita Municipal de Itapevi/SP. O índice de satisfação dos clientes no Brasil tem caído drasticamente desde o ano 2010, sendo considerado ainda pior quando se fala em serviço público. De posse destas informações é que se propôs o estudo em questão. A falta de informação por parte dos servidores que atendem o público em geral fera insatisfação ao contribuinte e também ao servidor que acaba sendo frustrado por não poder prestar um atendimento com qualidade, sendo este, imprescindível para o setor público, onde as regras e procedimentos são sempre muito burocráticos. A situação exposta além de trazer maus resultados para a administração traz também desmotivação ao servidor. O trabalho em equipe se faz necessário, pois a soma dos conhecimentos e habilidades individuais facilita o alcance de metas. Liderança e motivação constituem ações para liderar pessoas em busca de benefícios para si e para o grupo em que está inserido. A comunicação está diretamente ligada ao núcleo da liderança e está ligada ao relacionamento interpessoal, no qual através do processo comunicativo, os líderes influenciam colaboradores na consecução dos objetivos e metas traçados no planejamento estratégico. O processo de comunicação nas organizações é parte importante entre as pessoas, principalmente no ambiente de trabalho, quando esta deve ser estabelecida sempre de forma clara e objetiva, pois o ruído na comunicação dificulta as relações de trabalho. A fundamentação teórica do presente estudo baseia-se na utilização de temos como liderança, comunicação, motivação, desmotivação e o papel do gestor na atualidade, buscando elucidar a compreensão de como se desenvolve e se apresenta a comunicação interna em uma organização pública. Foram selecionados textos escritos por autores renomados como Bergamini, Chiavenato, Lacombe e LimongiFrança. Os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisa qualitativa para que seja possível a compreensão do problema em foco na organização. A pesquisa é considerada exploratória e descritiva, onde foi realizado levantamento bibliográfico e também entrevistas com servidores que convivem e possuem experiência com situações que geram conflitos entre os funcionários de diversos setores, que despertaram o interesse pelo estudo. A amostra é composta por 9 servidores da Secretaria da Receita de diversos Departamentos que prestam serviço de atendimento ao contribuinte e também com o Secretário da Receita Municipal. A entrevista agendada com o Secretário teve o intuito de entender qual a visão do Gestor com relação ao problema identificado neste estudo.
Abstract: This work aimed to evaluate the influence of thematic leadership in communication and how this has reflected on the stimuli (de) motivation of public servants who serve in the Department of Municipal Revenue Itapevi / SP. The satisfaction of customers in Brazil has fallen dramatically since the year 2010 and is considered even worse when it comes to public service. With this information it is proposed that the study in question. The lack of information from the servers that serve the general public dissatisfaction beast to the taxpayer and also the server that ends up being frustrated by not being able to provide quality care, this being essential for the public sector, where rules and procedures are always very bureaucratic. The exposed situation besides bring bad results to management also brings motivation to the server. Teamwork is necessary, because the sum of individual knowledge and skills facilitates the achievement of goals. Leadership and motivation are actions to lead people seeking benefits for themselves and the group to which he belongs. The communication is directly linked to the core of leadership and is linked to interpersonal relationships, in which through the communicative process, leaders influence employees in achieving the goals and objectives outlined in the strategic plan. The process of communication in organizations is an important part among the people, especially in the workplace, when it should always be established clearly and objectively, because the noise in the communication difficult labor relations. The theoretical foundation of this study is based on the use of we as leadership, communication, motivation, demotivation and the manager's role today, trying to elucidate the understanding of how it develops and presents internal communication in a public organization. Texts written by renowned authors like Bergamini, Chiavenato, Lacombe and Limongi France-were selected. The methodological procedures were based on qualitative research for understanding the problem in focus in the organization as possible. The research is considered exploratory and descriptive, which was also conducted literature review and interviews with servers who live and have experience with situations that generate conflicts among employees in different sectors, which aroused the interest in the study. The sample consists of nine servers from the Department of Revenue to various departments providing taxpayer service service and also the Secretary of Municipal Revenue. The interview scheduled with the Secretary aimed to understand what the vision of the Manager with respect to the problem identified in this study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22990
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