Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22694
Título: Diagnóstico sobre a prática da educação ambiental no ensino médio na escola de educação básica Presidente Artur da Costa e Silva no município Xanxerê - SC
Autor(es): Tavares, Ana Cecília Carneiro
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Conservação da natureza
Interdisciplinary approach in education
Nature conservation
Data do documento: 7-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TAVARES, Ana Cecília Carneiro. Diagnóstico sobre a prática da educação ambiental no ensino médio na escola de educação básica Presidente Artur da Costa e Silva no município Xanxerê - SC. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática avaliar a prática da educação ambiental no ensino médio na Escola de Educação Básica Presidente Artur da Costa e Silva, no município de Xanxerê, Santa Catarina, buscando compreender quais são os esforços realizados por parte da administração e corpo docente da instituição, no sentido de proporcionar ações que despertem a consciência de preservação e proteção dos recursos naturais nos alunos. Para tanto foram aplicados questionários à coordenadora da escola, professores e estudantes do ensino médio. Constatou-se que a educação ambiental se faz presente na escola e que a mesma é repassada aos estudantes de forma interdisciplinar. A educação ambiental é o caminho para que cada indivíduo mude hábitos assumindo novas atitudes que levem à diminuição da degradação ambiental e promovam a conservação e melhoria da qualidade de vida em harmonia com os recursos naturais.
Abstract: This study had as issue to evaluate the practice of environmental education in high school at the State Basic Education School Presidente Artur da Costa e Silva, in the county of Xanxerê, Santa Catarina, trying to understand what are the efforts made by the administration and faculty of the institution, in order to provide actions that arouse the awareness of preservation and protection of natural resources in students. For this purpose, questionnaires were applied to the school coordinator, teachers and high school students. It was found that environmental education is present in the school and that it is transmitted to students in an interdisciplinary way. The environmental education is the way for every individual to change habits assuming new attitudes leading to decreased environmental degradation and promote the conservation and improvement of quality of life in harmony with the natural resources.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22694
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_2014_2_2.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.