Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22663
Título: Implementação da sala verde para promover a educação socioambiental
Título(s) alternativo(s): Implementation of the green room to promoter enviromental education
Autor(es): Muniz, Ana Lúcia Simões
Orientador(es): Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Conscientização
Conservação da natureza
Sustainable development
Awareness
Nature conservation
Data do documento: 28-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MUNIZ, Ana Lúcia Simões. Implementação da sala verde para promover a educação socioambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a educação ambiental e a sustentabilidade, ressaltando o compromisso moderno no qual a sociedade deve atuar na construção de seu próprio futuro. A crise ambiental enfrentada pela sociedade contemporânea provocou o interesse pelas questões ambientais e nas últimas décadas, a humanidade vem tomando consciência de que todos são responsáveis pelo cuidado com o planeta e com seus habitantes. É hora de mudar de atitude, e tudo começa a partir de investimentos em educação ambiental. Pessoas educadas ecologicamente vão desenvolver um compromisso com o planeta, diminuindo o consumo e conseqüentemente minimizando os impactos ambientais e sociais causados pela geração de resíduos, por exemplo. Utilizar a educação ambiental como ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável, é fundamental no processo de humanização e formação de cidadãos conscientes da própria existência. A metodologia utilizada na construção desta monografia foi um estudo de revisão de literatura sobre o tema, e pesquisa de campo com o corpo docente, discente, colaboradores e comunidade presentes no SENAI/Lauro de Freitas, visando a construção de conhecimentos para provocar mudanças comportamentais, facilmente visíveis nos indivíduos, com o objetivo de desenvolver novos rumos e direções sociais, ambientais e econômicas no uso sustentável do planeta. A participação dos estudantes e professores foi bastante significativa e gerou um comprometimento coletivo, com as questões ambientais e sociais, presentes no cotidiano dos envolvidos. As atividades desenvolvidas na Sala Verde contribuíram para obter informações que geralmente não estão disponíveis nas fontes convencionais, vieram dos participantes das oficinas envolvidos no ambiente SENAI.
Abstract: This work was subject to environmental education and sustainability, highlighting the modern commitment in which society must act to build their own future. The environmental crisis faced by contemporary society sparked interest in environmental issues in recent decades. Humanity is becoming aware that everyone is responsible for the care of the planet and its inhabitants. It's time to change your attitude, and everything starts from investments in environmental education. Ecologically educated people will develop a commitment to the planet by reducing consumption and therefore minimizing the environmental and social impacts of waste generation, for example. Use environmental education as a strategic tool for sustainable development; it is vital in the process of humanization and formation of citizens aware of their own existence. The methodology used in the construction of this monograph was a literature review study on the subject, and field research with faculty, students, employees and the community present in SENAI / Lauro de Freitas, aimed at building knowledge to cause behavioral changes, easily visible in individuals with the objective of developing new directions and directions social, environmental and economic sustainable use of the planet. The participation of students and teachers was very significant and generated a collective commitment with the environmental and social issues present in everyday life of those involved. The activities developed in the Green Room contributed to information that are generally not available in conventional sources, they came from the workshop participants involved in SENAI environment
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22663
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_12.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.