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Título: Efeito da aplicação de um jogo no aprendizado de educação ambiental de crianças de uma escola pública do município de Medianeira – PR
Título(s) alternativo(s): Effect of a game in the learning of environmental education of children in a public school in Medianeira - PR
Autor(es): Grassi, Sinaide Schwab
Orientador(es): Giona, Renata Mello
Palavras-chave: Conscientização
Jogos educativos
Ensino criativo
Awareness
Educational games
Creative teaching
Data do documento: 9-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GRASSI, Sinaide Schwab. Efeito da aplicação de um jogo no aprendizado de educação ambiental de crianças de uma escola pública do município de Medianeira – PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a Educação Ambiental visando abordar o fator da ação do brincar e do brinquedo no processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ensino fundamental, bem como sua contribuição lúdica no desenvolvimento da criança, buscando identificar que relevância os mesmos têm para tal processo. Nesses termos, verificou-se que, para que a educação ambiental seja disseminada, de maneira mais eficaz, a prática da educação ambiental no contexto escolar é bastante importante uma vez que é um espaço de trabalho fundamental para iluminar o sentido da luta ambiental e fortalecer as bases da formação para a cidadania. Dessa forma, é possível contribuir para o processo de construção de uma sociedade sensibilizada, capaz de formar cidadãos que apresentem uma nova visão entre homem e natureza. Portanto, neste trabalho, abordaram-se os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo. Foi realizado um estudo baseado em pesquisa de campo, em dois momentos, antes e depois do trabalho de conscientização e, a mesma, deu-se por meio de confecção de jogos para fins de avaliação do conhecimento ambiental no ensino fundamental. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, foi possível identificar e comparar opiniões sobre a importância da ludicidade no processo educacional, bem como métodos adotados para atingir o desenvolvimento intelectual da criança no ensino fundamental. Com isso, a tarefa da Escola, como facilitador desse caminho que o educando tem que percorrer, é de não excluir o lúdico de sua vida escolar.
Abstract: It was evaluated how toys and games affect the learning process of children from 8 to 11 years old of environmental education on elementary school, as well as its playful contribution to the development of the child, seeking to identify what relevance they have for such process. Indeed, it was found that, for environmental education be widespread, more effectively, the practice of environmental education in the school context is very important since it is an essential working space to illustrate the meaning of the environmental struggle and increase the training for citizenship. Thus, it was possible to verify the process of creating a critical society capable of forming citizens that provide a new vision of man and nature. A study was developed based in field research in two stages, before and after an awareness campaign, which consisted on making games for the purposes of environmental knowledge evaluation in elementary school. According to literature, it is well established not only the importance of playfulness in the educational process, but also methods used to achieve the child’s intellectual development in the period comprised in elementary school. Thus, the task of the school should be to facilitate the playfulness of the school life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22629
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