Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22590
Título: Permacultura na escola como ferramenta de educação ambiental: um estudo numa escola municipal do litoral paulista
Autor(es): Aulisio, Ana Karina do Amaral
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Hortaliças
Recursos energéticos
Vegetables
Power resources
Data do documento: 11-Abr-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: AULISIO, Ana Karina do Amaral. Permacultura na escola como ferramenta de educação ambiental: um estudo numa escola municipal do litoral paulista. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a utilização de práticas permaculturais como ferramenta de Educação Ambiental no ambiente escolar. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Domingos Soares de Oliveira, no município de Praia grande, São Paulo, Brasil. Foi utilizado o método de Pesquisa Ação, por meio da aplicação de um questionário e o desenvolvimento de atividades relacionadas ao cultivo de hortaliças, reaproveitamento de resíduos sólidos, utilização de energias alternativas e economia doméstica. Notou-se uma relação direta entre o interesse real dos alunos e a abordagem sobre técnicas que proporcionem alguma contrapartida, principalmente em relação à economia doméstica. Foi possível observar, por sua vez, um aumento no interesse por assuntos relacionados ao meio ambiente, bem como uma melhor convivência no âmbito da comunidade escolar.
Abstract: This work had as thematic about the use of permaculture practices such as Environmental Education tool at the school community. The study was conducted at the Municipal School Domingos Soares de Oliveira, at Praia Grande – São Paulo, Brazil. It was used the Action Research method, through a questionnaire and the application of activities related to the cultivation of vegetables, recycling of solid waste, use of alternative energy and domestic economy. It was noted a direct relationship between the real interest of the students and the approach of techniques that providing some avail, particularly regarding the domestic economy. It was observed, in turn, an increase in interest in issues related to the environment, and better coexistence within the school community.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22590
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_VI_2014_7.pdf3,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.