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Título: O uso da metodologia de projetos como instrumento de educação ambiental: uma experiência no Colégio Manoel de Jesus
Autor(es): Brito, Juliana Lima
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Hortaliças
Merenda escolar
Ambiente escolar
Vegetables
School childreen - Food
School environment
Data do documento: 20-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BRITO, Juliana Lima. O uso da metodologia de projetos como instrumento de educação ambiental: uma experiência no Colégio Manoel de Jesus. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a metodologia de projetos como instrumento da implantação da educação ambiental em ambientes formais de educação. Em segundo plano buscou-se avaliar a metodologia de projetos como ferramenta de aprendizagem significativa em uma perspectiva construtivista da relação ensino-aprendizagem. O projeto escolhido para ser avaliado foi a implantação de uma horta escolar. Para a avaliação da metodologia proposta foram utilizados dois instrumentos: o engajamento comportamental e o engajamento cognitivo. No engajamento comportamental foram avaliados participação, envolvimento e assiduidade nas atividades propostas, já o engajamento cognitivo permitiu avaliar o rendimento dos estudantes através de ondas de medida que foram aplicadas em momentos específicos (antes, durante e depois) do processo de construção do conhecimento, buscou-se perceber se houve aprendizagem significativa e se a metodologia poderia ser melhorada. Os alunos demonstraram interesse ao realizar as atividades e evidências de aprendizagem significativa sobre os temas abordados. Além de produzir uma merenda mais saudável e ecologicamente sustentável os alunos decidiram doar o que é produzido na horta para uma instituição de menores carentes da comunidade escolar. A metodologia de projetos contribuiu para uma educação socioambiental inclusiva e protagonista, e promoveu uma relação ensino-aprendizagem mais dinâmica, participativa e significativa para todos os envolvidos.
Abstract: This study aimed to evaluate the project methodology and implementation of the instrument of environmental education in formal educational environments. In the background we sought to evaluate the project methodology as a significant learning tool in a constructivist perspective of the teaching-learning relationship. The chosen design for reviews was the implementation of a school vegetable garden. To evaluate the proposed methodology we used two instruments: the behavioral engagement and cognitive engagement. In the behavioral engagement were assessed participation, involvement and assiduity in the proposed activities, on the other hand, cognitive engagement alowed to evaluate student performance through measurement waves were applied at specific times (before, during and after) of the knowledge construction process and check if there was significant learning and if the methodology could be improved. Students showed interest to make meaningful learning activities and evidence on the topics covered. In addition to producing a healthier and environmentally sustainable meals students decided to donate what is produced in the garden for poor children institution of the school community. The project methodology contributed to a comprehensive and protagonist environmental education, and promoted a more dynamic, participatory and meaningful teaching-learning relationship for everyone involved.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22578
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