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dc.creatorRoese, Tathiane Rodrigues
dc.date.accessioned2020-11-25T14:20:23Z-
dc.date.available2020-11-25T14:20:23Z-
dc.date.issued2018-08-11
dc.identifier.citationROESE, Tathiane Rodrigues. Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre os alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22534-
dc.description.abstractEnvironmental issues are increasingly evident in Brazil and the world. Governments make laws and study ways to minimize the impacts that humanity has been causing to the Environment. One of the simplest and least burdensome ways to create environmental awareness and, perhaps, lessen future impacts is to teach children to love and care for the planet. One of the strategies used for this is Environmental Education. This work sought to verify how the Environmental Education has been working with primary school children, especially with students with special educational needs and the possible difficulties encountered by teachers. To do this it had the participation of teachers from six municipal schools of Foz do Iguaçu – PR. The teachers answered a questionnaire that, after a bibliographical survey, was analyzed and discussed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMeio ambiente e criançaspt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnvironment and childrenpt_BR
dc.titleVisão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunospt_BR
dc.title.alternativeSpecial education teachers’ vision of environmental education as a means to integrate special education into the educational systempt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs questões ambientais estão a cada dia mais em evidência no Brasil e no mundo governos sancionam leis e estudam maneiras de minimizar os impactos que a humanidade vem causando ao meio ambiente. Uma das maneiras mais simples e menos onerosa de criar uma consciência ambiental e, quem sabe diminuir impactos futuros, é ensinar as crianças a amar e cuidar do planeta. Uma das estratégias usadas para tal é a educação ambiental. Este trabalho procurou verificar como a educação ambiental é trabalhada com alunos de educação infantil, especialmente com alunos com necessidades educacionais especiais e as possíveis dificuldades encontradas pelos professores. Para isso contou com a participação de professores de seis escolas municipais de Foz do Iguaçu – Pr. Os professores responderam a um questionário que, após levantamento bibliográfico, foi analisado e os resultados da pesquisa mostraram que há grande interesse dos alunos nas aulas de educação ambiental e que eles são bastante participativos. Os professores recebem capacitação da Secretaria Municipal de Educação e apoio dos gestores escolares o que ajuda muito para que esse resultado seja alcançado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee2Edwiges, Thiago
dc.contributor.referee3Lied, Eduardo Borges
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Ambiental em Municípiospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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