Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22160
Título: Elaboração de material pedagógico como ferramenta para o professor no ensino-aprendizagem sobre a reprodução das angiospermas
Título(s) alternativo(s): Elaboration of education al materials as a tool for the teacher in teaching-learning on reproduction of angiosperms
Autor(es): Carvalho, Regiani Cristina Reis de
Orientador(es): Vincenzi, Silvana Ligia
Palavras-chave: Interação social
Socialização
Estratégias de aprendizagem
Social interaction
Socialization
Learning strategies
Data do documento: 20-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARVALHO, Regiani Cristina Reis de. Elaboração de material pedagógico como ferramenta para o professor no ensino-aprendizagem sobre a reprodução das angiospermas. 2015. 53 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho propôs um projeto de ensino que consistiu na elaboração de uma maquete de uma flor e suas partes reprodutivas utilizando materiais de baixo custo. Foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, no município de São José dos Campos - SP. Justifica-se a realização deste trabalho devido à complexidade do tema sobre a reprodução das angiospermas, bem como a necessidade da produção de um material pedagógico que auxilie o trabalho docente e a apropriação do conteúdo por parte do educando. A aprendizagem sobre a reprodução das angiospermas ocorreu por meio da interação entre os aprendizes e socialização em grupo do objeto de estudo, permitindo que os mesmos conseguissem identificar, reconhecer e preservar este importante fenômeno natural, que é a reprodução desse grupo vegetal, tendo o aluno papel de protagonista na construção de seu próprio conhecimento. Como arcabouço teórico, recorreu-se às diretrizes dos PCNs de Ensino Fundamental, a qual prescreve que o ensino de Ciências Naturais deve desenvolver e preparar o aluno com uma postura reflexiva e transformadora. Em termos metodológicos, a pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, uma revisão teórica e na segunda etapa, foi apresentado o local, tipo de pesquisa, população, amostra, instrumento de coleta de dados. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado para verificar o conhecimento prévio e específico dos alunos (antes e depois), sobre sua assimilação do conceito de reprodução das angiospermas, e foi desenvolvida uma análise por meio de gráficos e teste de hipóteses T de Student, que verificou a melhora significativa na aprendizagem dos alunos, por meio da elaboração do material pedagógico. Mediante a isso, verificou-se que a maior dificuldade por parte dos alunos, foi a ausência de vocabulário científico para identificação imediata do grupo das angiospermas, entretanto, a atividade lúdica de elaboração de uma maquete conseguiu alcançar seu objetivo, pois, a grande maioria, 98% dos a alunos identificaram e compreenderam a importância da reprodução e preservação desse grupo de vegetal para a sociedade.
Abstract: This paper proposes a teaching project is the development of a model of a flower and its reproductive parts using low-cost materials. It was developed with students of the seventh grade of elementary school to a public school in São José dos Campos - SP. It justified this work due to the complexity of the issue on the reproduction of flowering plants, as well as the need for producing an educational material to assist teachers' work and the appropriation of content by the student. Learning about the reproduction of angiosperms occurred through interaction between learners and socialization studied by the group, allowing them managed to identify, recognize and preserve this important natural phenomenon, which is the reproduction of vegetable group, and the student starring role in the construction of their own knowledge. As a theoretical framework, we used the guidelines of PCNs of Basic Education, which prescribe that the teaching of Natural Sciences to develop and prepare the student with a reflective and transformative stance. In terms of methodology, the research was divided into two stages. At first, a theoretical review and the second stage, the site was presented, research type, population, sample, data collection instrument. Data collection was performed using a structured questionnaire to verify the prior specific knowledge of students (before and after) on its assimilation of the concept of reproduction of angiosperms, and has developed an analysis using graphs and test T Student assumptions, which found significant improvement in student learning, through the development of teaching materials. Through this, it was found that the greatest difficulty by the students, was the lack of scientific vocabulary for immediate identification of the group of angiosperms, however, the play activity of drawing up a model has achieved its goal because the vast majority, 98% of the students identified and understood the importance of reproduction and preservation of this plant group to society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22160
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_68.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.