Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLaureth, Jessica Cristina Urbanski
dc.date.accessioned2020-11-24T19:57:27Z-
dc.date.available2020-11-24T19:57:27Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationLAURETH, Jessica Cristina Urbanski. Pigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografia. 2015. 32 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22155-
dc.description.abstractThe objective was to use the trial from the subject plant pigments, in order to assess the improvement in student learning. The study was conducted with high school students at a private school in the city of Rondon, Paraná. For this, two questionnaires were applied, where 66 students were interviewed. First, an exhibition-dialogue-based lecture was given in order to introduce the topic plant pigments and demonstrate their main classes. Later, a questionnaire was passed. Then a practical activity on the subject was held. For the extraction of plant pigments, samples beet, cabbage and carrots were used. After alcoholic extraction of these materials, chromatography technique on paper was made for the separation of these compounds, and then evaluated through the second questionnaire, student learning. The results were satisfactory, it was observed that the practice methodology assisted students in obtaining further compression on the subject. Therefore, the trial may be a viable alternative to chemical education, and is a good strategy for science education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titlePigmentos vegetais: uma alternativa para o ensino de química utilizando a técnica de cromatografiapt_BR
dc.title.alternativePlant pigments: an alternative to the chemistry teaching using chromatographypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo do trabalho foi utilizar a experimentação a partir do tema pigmentos vegetais, com o intuito de avaliar a melhora no aprendizado dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio em um colégio particular do município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. Para isso, foram aplicados dois questionários, onde 66 alunos foram entrevistados. Primeiramente, uma aula expositiva-dialogada foi ministrada, afim de introduzir o tema pigmentos vegetais e demonstrar suas principais classes. Posteriormente, um questionário foi repassado. Em seguida, uma atividade prática sobre o assunto foi realizada. Para a extração de pigmentos vegetais, amostras de beterraba, couve e cenoura foram utilizadas. Após a extração alcoólica destes materiais, a técnica de cromatografia em papel foi realizada para a separação destes compostos, sendo então avaliado, através do segundo questionário, o aprendizado dos alunos. Os resultados apresentados foram satisfatórios, pois foi observado que a metodologia prática utilizada auxiliou os alunos na obtenção de uma compressão mais aprofundada sobre o tema. Portanto, a experimentação pode ser uma alternativa viável para o ensino de química, além de ser uma boa estratégia para o Ensino de Ciências.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Heep, Graciela Leila
dc.contributor.referee1Heep, Graciela Leila
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee3Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.contributor.referee4Souza, Josiane Araujo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_46.pdf781,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.