Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22138
Título: O ensino de ciências na educação infantil e a percepção das crianças diante das atividades experimentais
Título(s) alternativo(s): The science teaching on early childhood education and perception of children activities before trial
Autor(es): Silva, Juliana Ruiz
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem experimental
Crianças - Desenvolvimento
Education
Experiential learning
Child development
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Juliana Ruiz. O ensino de ciências na educação infantil e a percepção das crianças diante das atividades experimentais. 2015. 37 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática o ensino de Ciências na Educação Infantil e a percepção das crianças diante das atividades experimentais. Há uma crescente consciência no contexto da educação de que o ensino de Ciências desempenha um papel extremamente necessário às crianças, desde a sua educação inicial. No estudo de campo objetivou-se investigar qual a relevância do ensino de ciências para a constituição do processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e qual a sua contribuição para a grade curricular pedagógica voltado a criança de 4 a 5 anos. Por intermédio de obras de autores selecionados e estudos sobre a ciência e sua importância sociocultural, afirma-se, que o processo de aquisição de conhecimentos na criança não acontece somente de forma passiva, mas a partir do contato dela com o mundo intermediado pelo adulto por meio de processos de comunicação e transmissão de conhecimentos históricos. Conforme a sua experiência social as crianças desenvolvem diferentes habilidades e adquirem condutas culturalmente elaboradas. É de grande importância a contribuição que a Ciência proporciona no nosso dia a dia, sobretudo em decorrência dos avanços tecnológicos, dos programas de sustentabilidade e de educação ambiental e gestão ambiental. Portanto, é indispensável a educação das novas gerações à formação dos homens e mulheres de amanhã, influenciando claramente como o meio do qual surgiram cidadãos críticos com uma formação científica e tecnológica adequada. Tendo em vista estas perspectivas, foram desenvolvidas atividades envolvendo o ensino de ciências com alunos das séries iniciais Por tudo isso se faz necessário o ensino da ciência na primeira infância favorecendo o desenvolvimento intelectual e crítico, facilitando e incentivando a curiosidade espontânea das crianças, orientando-as a um real interesse científico, ao estimulá-los a estudar seu entorno, a executar o exercício de descobrir e a se responsabilizar pelo ambiente em que vive, como um aspecto importante na sua formação.
Abstract: This work had as its theme the science teaching on early childhood education and perception of children activities before trial. There is growing awareness in the context of education the teaching of science plays a very necessary role to children since its initial education. In the field study aimed to investigate the relevance of science education for the formation of the teaching-learning process in early childhood education and what is its contribution to the educational curriculum aimed at children 4-5 years. By selected authors of works about science and its sociocultural importance, it is stated that the process of acquiring knowledge in children does not happen passively only, but from her contact with the world mediated by adult by through processes of communication and transmission of historical knowledge. According to their social experience children develop different skills and acquire culturally elaborated behaviors. It is very important the contribution that science provides in our daily lives, particularly as a result of technological advances, of sustainability programs and environmental education and environmental management. Therefore, it is essential to the education of new generations to the formation of men and women of tomorrow, clearly influencing how the means of which appeared critical citizens with an adequate scientific and technological training. Given these prospects, they were developed activities involving the teaching of science with students of the initial series For all this science teaching is needed in early childhood favoring the intellectual and critical development, facilitating and encouraging the spontaneous curiosity of children, orienting as a real scientific interest, to encourage them to study your surroundings, to perform the exercise to discover and to take responsibility for the environment they live in, as an important aspect in their training.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22138
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_50.pdf790,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.