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Título: Abordagem das causas e consequências da gravidez não planejada no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): An approach to the causes and consequences of unplanned pregnancy in science education
Autor(es): Furtado, Edmarcia Aparecida Esposito
Orientador(es): Nunes, Rodrigo Ruschel
Palavras-chave: Adolescência
Educação sexual
Doenças sexualmente transmissíveis
Adolescence
Sexually transmitted diseases
Sex instruction
Data do documento: 28-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FURTADO, Edmarcia Aparecida Esposito. Abordagem das causas e consequências da gravidez não planejada no ensino de ciências. 2015. 32 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Percebe-se um aumento no número de adolescentes que iniciam a vida sexual antes de atingirem os 16 anos de idade, colocando em risco não só sua integridade física, como o risco a contrair uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) ou uma gravidez indesejada. Uma gravidez indesejada na adolescência traz consequências para a saúde, educação e pode se tornar um obstáculo ao desenvolvimento de seu pleno potencial. Portanto, torna-se necessário que o Ensino de Ciências nas escolas aborde de maneira mais objetiva os conteúdos relacionados à relação sexual, tais como a gravidez e as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), temas estes inseridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), garantindo que a informação chegue aos adolescentes de forma correta sem os equívocos causados pelas crenças populares. O objetivo deste estudo foi verificar qual o nível de informação que os adolescentes têm em relação à gravidez e as Doenças Sexualmente Transmissíveis. O método utilizado para o levantamento dos dados foi a aplicação de um questionário para adolescentes com idade entre 10 e 17 anos de idade, na Escola Estadual “Marechal Cândido Rondon” localizada na cidade de Itapevi, São Paulo. A realização da presente pesquisa permitiu uma reflexão acerca de um dilema na vida dos adolescentes e coloca a escola frente a grandes desafios, que é o de orientar os jovens adolescentes quanto aos perigos da iniciação sexual precoce, prevenir a gravidez e os riscos de uma doença sexualmente transmissível e o combate à evasão escolar decorrente da gravidez. Deve-se levar em consideração que a adolescência é uma fase da vida caracterizada por transformações físicas, psicológicas e sociais e pela descoberta da sexualidade. Levando tudo isto em conta, percebemos que a escola tem um papel fundamental na disseminação das informações de forma correta e adequada considerando a realidade destes adolescentes, pois como já pudemos observar os pais nem sempre conseguem acompanhar a vida dos filhos, e principalmente em se tratando de um tema tão complexo e envolto em tabus. Sendo assim, o papel do professor é fundamental também como educador sexual. Para muitos alunos esse profissional é a única pessoa com quem eles podem contar para ampliar seus conhecimentos sobre sexualidade e desenvolver uma nova visão sobre fatos que, às vezes no seu meio social, podem ser tratados como sem importância para a vida deles, como é o caso da decisão sobre a “primeira vez” ou a gravidez na adolescência. Um educador que está atento a importância desse papel faz toda a diferença na vida desses adolescentes, se tornando uma pessoa capaz de aumentar a bagagem da vida desse adolescente.
Abstract: There is an increase in the number of adolescents who initiate their sexual life before they reach the age of 16, putting their physical integrity at risk, as well as the risk of contracting a Sexually Transmitted Disease (STD) or an unwanted pregnancy. An unwanted pregnancy in adolescence brings consequences for health, education and can become an obstacle to the development of its full potential. Therefore, it is necessary for Science Education in schools to deal more objectively with contents related to sexual intercourse, such as pregnancy and sexually transmitted diseases (STDs), which are inserted in the National Curriculum Parameters (NCP). That the information reaches adolescents correctly without the misunderstandings caused by popular beliefs. The objective of this study was to verify the level of information that adolescents have regarding pregnancy and Sexually Transmitted Diseases. The method used for the data collection was the application of a questionnaire for adolescents aged 10 to 17 years old, at the State School "Marechal Cândido Rondon" located in the city of Itapevi, São Paulo. The realization of the present research allowed a reflection on a dilemma in the life of the adolescents and places the school in front of great challenges, that is to guide the young adolescents on the dangers of the early sexual initiation, to prevent the pregnancy and the risks of an illness Sexually transmitted diseases and combating school dropout due to pregnancy. It should be taken into consideration that adolescence is a phase of life characterized by physical, psychological and social changes and by the discovery of sexuality. Taking all this into account, we realize that the school plays a fundamental role in the dissemination of information in a correct and adequate way considering the reality of these adolescents, because as we have already observed parents can not always follow the children's lives, Of a theme so complex and wrapped in taboos. Thus, the role of the teacher is also fundamental as a sexual educator. For many students, this professional is the only person they can count on to broaden their knowledge about sexuality and develop a new view of facts that, sometimes in their social environment, can be treated as unimportant to their lives, as is Case of the "first time" decision or teenage pregnancy. An educator who is aware of the importance of this role makes all the difference in the lives of these adolescents, becoming a person capable of increasing the baggage of this teenager's life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22135
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