Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22134
Título: Experimentação investigativa envolvendo conceitos físicos e suas aplicações no desenvolvimento e conhecimento do discente
Título(s) alternativo(s): Investigative experimentation involving physical concepts and their application in the development of the student
Autor(es): Pereira, Geovane Modena
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Ensino
Educação
Aprendizagem experimental
Teaching
Education
Experiential learning
Data do documento: 4-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREIRA, Geovane Modena. Experimentação investigativa envolvendo conceitos físicos e suas aplicações no desenvolvimento e conhecimento do discente. 2015. 34 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Muitos trabalhos têm mostrado o quanto o ensino prático é uma metodologia importante e significante para os discentes, uma vez que os conteúdos são melhores absorvidos quanto se pode trazê-los para mais perto da realidade e do cotidiano, ao invés de somente ouvir e imaginar sobre aquilo que está sendo explicado. Há diversas maneiras de tornar a aprendizagem prática: usando todos os sentidos para explorar o conhecimento, discutindo sobre o assunto com outras pessoas, além de resolver problemas sobre o assunto em questão e sendo motivado a pensar sobre aquilo. Entretanto, para que a aprendizagem prática atinja seu objetivo, é necessário que anteriormente haja um bom estudo teórico, ainda mais quando se trata de Ensino em Ciências, uma área que contém muitos termos específicos e que precisam ser entendidos. Sem a compreensão de certos termos e do que eles realmente representam, se torna difícil compreender uma atividade prática. Com isso, o presente trabalho teve como temática a busca por compreender e interpretar como os alunos lidam e aprendem com lições apreendidas e por termos técnicos ressignificados em sala de aula. Para isso, foram realizadas 4 experiências, por áudio, vídeo, texto e imagens, para entender o que eles sabem sobre determinados assuntos que são do cotidiano, mas que exigem conhecimentos prévios e importantes para compreende-los. As experiências foram assim denominadas: 1 – Bola de boliche x Penas, 2 – Lago Congelado; 3 – Água e Óleo; 4 – Metais. Para elaborar os resultados, foram lidas e analisadas todas as respostas dos discentes sobre cada questionamento dos 4 experimentos. Os resultados foram compreendidos e distribuídos em grupos, onde as respostas que mais se aproximaram em conceito foram colocadas no mesmo grupo. Para melhor interpretação dos dados, os mesmos foram dispostos em gráficos, sendo que os gráficos se diferenciam pelo tipo de experiência feita e pelo grupo de alunos que foram avaliados (1º, 2º e 3º ano do ensino médio). Os resultados mostraram que um número significante de discentes tem dificuldades em lidar com os termos científicos, tanto para compreendê-los quanto para aplicá-los frente a uma situação-problema, o que nos leva a concluir que há alguma falha no processo de aprendizagem que precisa ser identificado, podendo ser tanto pela falta de interesse pelos alunos, pela metodologia de ensino ou mesmo a própria gestão escolar.
Abstract: Many studies have shown how practical education is an important and significant methodology for the students, since the contents are better absorbed as it can bring them closer to the reality and everyday life, rather than just listen and think about what is being explained. There are several ways to make practical learning: using all senses to explore the knowledge, discussing about it with others, solving problems on the issue at hand and being motivated to think about it. However, for practical learning reaches its goal, it is necessary that previously there is a good theoretical study, especially when it comes to education in science, an area that contains many specific terms that need to be understood. Without the understanding of certain terms and what they actually represent, it is difficult to realize a practical activity. Thus, the present work had asits theme the search for understanding and interpreting how students learn and deal with lessons learned and technically reinterpreted in the classroom. For this, four experiments were carried out, for audio, video, text and images, to understand what they know about certain subjects that are everyday, but requiring previous knowledge and important to understand them. Experiments were so named: 1 - Bowling Ball x Pens; 2 - Frozen Lake; 3 - Water and oil; 4 - Metals. To prepare the results were read and analyzed all the answers of the students on every questioning of four experiments. The results were included and divided into groups, where the answers that come closest in concept were placed in the same group. For better interpretation of the data, they were graphed, and the graphics are differentiated by the type of experience and made by the group of students who were evaluated (1st, 2nd and 3rd year of high school). The results showed that a significant number of students have difficulties in dealing with the scientific terms, both to understand them and to apply them before a problem situation, which leads us to conclude that there is some flaw in the learning process You must be identified and may be either a lack of interest by students, the teaching methodology or even the school management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22134
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_39.pdf699,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.