Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22121
Título: Contribuição da utilização de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de química
Título(s) alternativo(s): Using the contribution of educational games in the process of teaching and learning in chemistry discipline
Autor(es): Santos, Cinthia Paschoa Mendes dos
Orientador(es): Blanco, Daniel Rodrigues
Palavras-chave: Educação
Estudantes do ensino médio
Hidrocarbonetos
Education
High school students
Hydrocarbons
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Cinthia Paschoa Mendes dos. Contribuição da utilização de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de química. 2015. 43 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A utilização de jogos na educação tem se mostrado como uma ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem das disciplinas escolares, despertando o interesse dos estudantes, motivando e gerando novos conhecimentos através da atividade lúdica. No ensino de Química, o jogo educativo é um excelente auxiliar na compreensão dos conceitos químicos, pois aproxima o aluno dos conteúdos aplicados em sala, permitindo a relação da teoria com a prática. Este trabalho teve como temática observar como o uso de jogos educativos podem contribuir na aprendizagem da Química no Ensino Médio, além de produzir material pedagógico para o ensino dessa disciplina. Para verificar tais contribuições, foi confeccionado o “Jogo dos Hidrocarbonetos”, que possuía duas versões, focando o conteúdo Hidrocarbonetos e sua Nomenclatura. A pesquisa foi feita com alunos de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Votuporanga-SP que estavam cursando a 3ª Série do Ensino Médio no período da manhã. Antes da aplicação do jogo foi feita pela professora da sala uma prévia explicação do conteúdo citado e posteriormente aplicado um questionário que tinha o objetivo de avaliar a aprendizagem adquirida somente através da aula expositiva oral/escrita, contendo perguntas pessoais e alguns exercícios. Na aula seguinte foi aplicado o jogo com suas duas versões e finalmente aplicado o segundo questionário que também continha perguntas pessoais e os mesmos exercícios do anterior, para verificar se houve melhora na resolução destes. Através da análise das opiniões dos estudantes e correção dos exercícios, observou-se uma melhora na aprendizagem do conteúdo após a aplicação do jogo, a grande maioria dos estudantes reconheceu ter compreendido melhor o tema após esta atividade, além disso, houve aumento nos acertos em todos os exercícios no segundo questionário. Portanto, o “Jogo dos Hidrocarbonetos”, foi um excelente auxiliar na assimilação dos conhecimentos desse conteúdo, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa, dinâmica e interativa.
Abstract: The use of games in education has proven to be a valuable tool in the teaching and learning of school subjects, arousing the interest of students, motivating and generating new knowledge through play activity. In Chemistry teaching, the educational game is a great help to understand the chemical concepts as it nears the student of the contents applied to room, allowing the relationship between theory and practice. This work had as teme to observe how the use of educational games can contribute to the learning of chemistry in high school, as well as producing educational materials for the teaching of this discipline. To check such contributions, it was made the "Game of Hydrocarbons," which had two versions, focusing on the content Hydrocarbons and their nomenclature. The research was carried out with students from a school in the State schools of the city of Votuporanga-SP who were attending the 3rd High School Series in the morning. Before the game application was made by the teacher of the room a previous explanation of that content and then applied a questionnaire that aimed to assess the learning acquired only through oral lecture/ writing, containing personal questions and some exercises. In the next lesson we used the game with its two versions and finally applied the second questionnaire also contained personal questions and the same previous exercises, to see if there was improvement in addressing these. By analyzing the opinions of students and correcting exercises, there was an improvement in the content of learning after the game application, the vast majority of students recognized to have better understood the topic after this activity, moreover, there was an increase in hits in all the exercises in the second questionnaire. Therefore, the "Hydrocarbons Game" was an excellent aid in the assimilation of knowledge of that content, contributing to a more meaningful, dynamic and interactive learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22121
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_22.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.