Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22055
Título: Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Use of cartoons in the discipline of science: class proposal for elementary school
Autor(es): Martini, Claudinei José
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Ondas eletromagnéticas
Metodologia
Tecnologia educacional
Electromagnetic waves
Methodology
Educational technology
Data do documento: 4-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MARTINI, Claudinei José. Uso de desenhos animados na disciplina de ciências: proposta de aula para o ensino fundamental. 2015. 56 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a utilização de trechos de desenhos animados abordando ondas eletromagnéticas na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental tornando o processo de ensino/aprendizagem mais efetivo, com possibilidades formativas e metodologias de ensino baseadas no uso de tecnologias e mídias visuais na escola. O objetivo deste trabalho foi possibilitar ao aluno distinguir cenas que mostram fatos ou fenômenos físicos que são do ponto de vista físico impossíveis de ocorrer quando comparado aos conceitos científicos, em situações didático/pedagógicas que demonstraram aos alunos a compreensão da aplicação da Física dos dias atuais. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira, realizou-se uma pesquisa bibliográfica apoiada em autores e estudiosos na temática de Ensino de Ciências; a segunda etapa mostra a aplicação e os resultados por meio da análise de dois questionários aplicados em sala de aula. Os resultados mostram que os alunos não estão alfabetizados cientificamente. Por outro lado, a utilização de trechos de desenhos animados pode levar o professor em seu papel de mediador a fazer um diagnóstico, observando o desenvolvimento do aprendizado dos alunos sobre o assunto em estudo e que a Alfabetização Científica pode popularizar o conhecimento científico, principalmente para os alunos fazerem uso dos conceitos da Ciência e da Tecnologia em suas vidas. O trabalho foi realizado em uma escola pública no interior do Estado de São Paulo.
Abstract: This work had as its theme the use of cartoon sections addressing electromagnetic waves in Primary Education Sciences discipline making the teaching / more effective learning, training opportunities and teaching methods based on the use of technologies and visual media in school. The objective was to enable the student to distinguish scenes showing facts or physical phenomena that are the physical point of view impossible to occur when compared to scientific concepts in didactic / pedagogical situations that showed the students the understanding of the application of physics of today. The work is divided into two stages: the first was held a bibliographical research supported by authors and scholars in the subject of science education; the second stage shows the application and the results by analyzing two questionnaires administered in the classroom. The results show that students are not scientifically literate. On the other hand, the use of cartoon sections can take the teacher in his role as mediator to make a diagnosis by observing the development of student learning on the subject under study and that the Scientific Literacy can popularize scientific knowledge, especially for students make use of the concepts of science and technology in their lives. The study was conducted in a public school in the state of São Paulo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22055
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_25.pdf4,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.